A atividade física como tratamento da obesidade

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje, os principais fatores predisponentes para a obesidade. Obesidade é uma condição na qual a quantidade de gordura ultrapassa os níveis desejáveis.

Mas pode ocorrer também um excesso de peso, onde o peso corporal total excede determinados limites, pelo aumento da massa magra. A obesidade é geralmente definida como a condição de pesar 20% ou mais acima do seu peso ideal que pode ser verificado em uma tabela de peso. Nos Estados Unidos, cerca de um a cada cinco homens e uma a cada três mulheres são obesos.

 

O excesso de peso e, em maior escala, a obesidade têm sido alvo de muitos estudos, pois ambos vêm sendo apontados como as principais causas de mortes por doenças cardiovasculares em todo o mundo. Como calcular o índice de massa corporal? Peso dividido pela altura ao quadrado. IMC normal: de 20 a 24,99 sobrepeso: de 25 a 29,99 obesidade: acima de 30 obesidade mórbida: acima de 40 Quando os indivíduos passam a se preocupar com o excesso de peso, por diversas razões – dores lombares, dificuldade de locomoção, estética – muitos buscam o emagrecimento através da utilização medicamentosa e/ou através de planos alimentares ou de produtos que causam grande deficiência calórica e nutricional, redução de massa magra e nos níveis de força, queda de imunidade, irritabilidade, hipoglicemia e diversos outros sintomas.

Para o tratamento da obesidade, é indicada uma dieta balanceada e hipocalórica além do aumento na atividade física, sempre sendo orientado por um nutricionista e preparador físico. Os exercícios mais indicados são os aeróbios, como as atividades: caminhadas, corridas, bicicleta, natação e dança, pois apresentam um gasto calórico significativo.. Como ninguém ganha gordura corporal do dia para a noite, o emagrecimento deve ser gradual e saudável, mudando o seu estilo de vida com dieta e exercícios acima citados. Atividade física é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida.

Os benefícios da atividade física podem incluir: – Queima de calorias e perda de peso – Manutenção da tonificação dos músculos – Aumento da taxa de metabolismo (a quantidade de calorias que o seu organismo queima 24 horas por dia) – Melhoria na circulação – Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares – Aumento do auto-controle – Redução do estresse – Aumento da habilidade de concentração – Melhoria na aparência – Redução da depressão – Diminuição do apetite – Melhoria na qualidade do sono – Prevenção de diabetes, pressão sangüínea e colesterol altos Lembre-se sempre! A procura por saúde, seja física e/ou mental jamais deve ser realizada por conta própria, procure sempre um profissional de educação física qualificado e competente!! Boa sorte! Prof. Alexandre Vieira Prof. Universitário / Educação Física – Cref. 3.123 Pós-graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo – UNIFESP Contato: vieira76@ig.com.br Fone: 11 – 9495-3181 * As informações são de total responsabilidade do autor

Deixe uma resposta