A importância dos movimentos – caminhada

A cinesiologia pode ser considerada uma das principais formas pelas quais se pode entender as forças que atuam sobre o corpo. A cinesiologia é a ciência que estuda os movimentos humanos. E segundo Mendes (2004) através dela podemos tornar

nossa vida melhor, compreendendo do que ocorre com nosso corpo quando nos movimentamos. O Homem moderno é sedentário, pouco utiliza ou sabe do seu próprio corpo. Vivem em um mundo automatizado e com muito conforto. Toda essa tecnologia substitui o árduo trabalho dos nosso músculos. Um exemplo muito comum em nossas vidas é o controle remoto. Quem hoje compraria uma televisão sem ele? É muito mais cômodo usá-lo do que ter que levantar da poltrona para mudar de canal. Outro exemplo é o uso do elevador; quem deixaria de utilizá-lo para subir as escadas? Pois é, com o avanço da tecnologia estamos cada vez mais nos movimentando menos. O fato de nos movimentarmos pouco faz com que percamos gradativamente a amplitude, força e harmonia nos nossos movimentos. Nosso sistema muscular começa a atrofiar e nossos músculos enfraquecem. Isso explica a dificuldade de se realizar atividades simples como subir poucos degraus, arrumar a cama, apoiar-se apenas numa perna e até caminhar algumas centenas de metros.

Para quem não faz nenhuma atividade física e deseja começar, a caminhada, com certeza, é a “modalidade” com o maior número de qualidades. Para Moraes (2001) todos aprendem a caminhar muito cedo na vida, por isso somos biomecanicamente mais eficientes durante a caminhada do que durante qualquer outra atividade física. Isso quer dizer que todas as pessoas que não apresentam nenhuma limitação física podem caminhar e o custo desta atividade é muito baixo e, também pode ser realizada em qualquer lugar. A caminhada possui os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, se tratando de efeitos aeróbicos é considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos.

Do ponto de vista cardiovascular e ortopédico, apresenta maior índice de aderência em exercícios para prevenção de problemas e promoção da saúde e ainda fortalece os membros inferiores, braços e tronco (se houver movimento de braços durante a caminhada) (Lima, 2000). Portanto, não podemos esquecer de nos exercitar, devemos utilizar o tempo em que estamos trabalhando e dormindo para a prática de atividades. A caminada é um bom caminho, pode nos ajudar a manter a forma física e mental e evitar que fiquemos sedentários.

Referências Bibliográficas: Lima, D. F. Vantagens da Caminhada Site: www.cdof.com.br acessado em 28-04-2007. Mendes, A. M. Cinesiologia – A importância dos movimentos site: www.abcdocorposalutar.com.br acessado em 28-04-2007.Moraes, R.S. Caminhada site: www.abcdocorposalutar.com.br acessado em 28-04-2007. Acadêmica Ana Paula Dal Magro Disciplina de Cinesiologia Professor Aluísio Menin Mendes UNICS – Palmas – Paraná

Deixe uma resposta