fbpx

Açaí: a fruta que repõe energias

O açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, que é entretanto pouco absorvido pelo organismo por causa de sua insolubilidade…

 

O Açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, foi para as academias e para as ruas. Começou com esportistas e acabou sendo consumida por pessoas preocupadas com a saúde, que procuram alimentação natural, saudável e energética. A fruta do norte do Brasil que virou mania entre malhadores vale por uma refeição. Rica em minerais e vitaminas, é também muito calórica e deve ser evitada pelos sedentários.

Como é um ótimo repositor de perdas energéticas, o açaí é mais indicado para consumo depois de atividades físicas. O açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, que é entretanto pouco absorvido pelo organismo por causa de sua insolubilidade. Contém elevada quantidade de vitamina E, sendo portanto um antioxidante natural, assim, tira de cena boa parte dos temidos radicais livres. Rica, também, em vitaminas B1 e B2 e C, protege os olhos e estimula memória. Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal. Tem um teor considerável de proteínas. Os teores de potássio e cálcio são elevados, o que faz do açaí um alimento bastante completo. Contém ainda vitamina B1 e elevado teor de pigmentos antocianinas (Cor roxa violeta) que são também antioxidantes, favorecendo a melhor circulação do sangue. A polpa da fruta congelada, de cor violeta e gosto amargo “de terra”, batida no liquidificador com xarope de guaraná se transforma em uma espécie de sorvete energético.

É servida em uma tigela de 500 ml, acompanhada de granola e frutas. AÇAÍ É CALÓRICO, PORTANTO ENGORDA Antes de querer aproveitar os valores nutritivos desta freuta escura de sabor terroso, é bom saber que Açaí é calórico, logo engorda. Pessoas sedentárias, que não praticam atividades físicas com regularidade, correm o risco de engrossar a silhueta. E mesmo os desportistas precisam tomar certos cuidados. A FRUTA REPÕE ENERGIAS Tomar açaí antes de malhar, por exemplo, significa dar ao organismo dois trabalhos: gastar energia com o exercício e com a digestão. “Trata-se de um bom repositor de perdas energéticas. O que quer dizer que é melhor quando consumido após competições”, diz. Dependendo do tipo de esporte que se praticar, no entanto, é preciso cautela. Lembrete: Se você está batalhando para perder peso, esqueça a combinação do açaí com banana e a granola. Faça um suco ou consuma a polpa com morango. Fonte: Vimalui Gebrim – Clínica Médica e Estética Dra. Adriana Pederneiras – Nutricionista Dr. Marcos Paulo F. M. Lopes – Biomédico e Nutricionista Danielle Dutra Izac – Estagiária em Nutrição

Comentários

Deixe um comentário