fbpx

Alimentação na menopausa

Os alimentos ingeridos na menopausa podem ser um forte aliado das mulheres. Conheça melhor o papel da alimentação

 

 

Os alimentos ingeridos na menopausa podem ser um forte aliado das mulheres. Conheça melhor o papel da alimentação nesta fase. A menopausa é um processo biológico que se caracteriza pelo fim do período fértil da mulher, ocorrendo normalmente entre os 40 e 60 anos de idade, o que depende sobretudo de factores genéticos e também do estilo de vida. Este é um estágio na vida da mulher que provoca uma diminuição dos níveis de estrogênio, que por sua vez afeta a composição corporal e a estrutura da pele, ocorrendo uma perda de elasticidade e diminuição da massa muscular. À medida que os níveis de estrogênio diminuem, aumenta o colesterol e os triglicéridos.

 

A captação de cálcio pelos ossos também fica afetada, pelo que o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e osteoporose aumenta. O papel da alimentação na menopausa * A alimentação deve sofrer uma redução de 200 a 400 kcal diárias, devendo ser pobre em gorduras e açúcares, e rica em frutas, vegetais, fibras e grãos. * A ingestão de cálcio e vitamina D é fundamental, pelo que deve consumir alimentos como a soja, leite desnatado e seus derivados. * O magnésio, que também ajuda a complementar a dieta, pode ser encontrado nos cereais de trigo integral, castanhas, carnes, leite, vegetais verdes e legumes.

* Bebidas como café, chá, colas e outros refrigerantes devem ser evitadas ao máximo, assim como bebidas alcoólicas. * Evite também alimentos ricos em sódio. Outras recomendações * A prática regular de exercício físico ajuda a manter o peso ideal, para além de reduzir a pressão arterial e prevenir o aparecimento da osteoporose e de doenças cardiovasculares. * A glicemia, os níveis de colesterol, triglicéridos e pressão arterial, devem ser controlados regularmente. * Algumas técnicas de relaxamento e meditação ajudam a ultrapassar melhor os sintomas característicos da menopausa. * Não deve fumar. Fonte: nutridoc.inforportal.net

Comentários

Deixe um comentário