Alimentos funcionais de maior importância

As verduras protegem contra o câncer de intestino. O amido dos cereais e leguminosas previne o câncer de intestino e reduz…

 

A seguir, alguns dos alimentos funcionais de maior importância: Alimentos: Peixes, óleos (soja, girassol, canola), azeite de oliva, algas marinhas, linhaça, gergelim, amêndoa, castanhas, aveia, milho e centeio Componentes funcionais: Ácidos graxos ômega-3 e 6 Funções: Baixam os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, controlam inflamações e são anticoagulantes (importante na hipertensão). Alimento: Alho Componentes funcionais: Alicina, aliina e sulfeto de dialina Funções: Reduz o colesterol e a pressão alta e são anticoagulantes Alimentos: Leites fermentados e iogurtes Componente funcional: Bactérias benéficas (probióticos) Funções: Aumentam a imunidade e reduz o colesterol Alimentos: Cereais (aveia, trigo), verduras (repolho, brócolis, couve-de-bruxelas) e leguminosas (feijão, vagem, lentilha) Componentes funcionais: Fibras e amido Funções: As fibras dos cereais previnem doenças do coração. As verduras protegem contra o câncer de intestino.

 

O amido dos cereais e leguminosas previne o câncer de intestino e reduz o colesterol. Alimentos: Leguminosas (feijão e soja), cereais (aveia, trigo, cevada, centeio) e camomila Componentes funcionais: Fitoestrógenos, isoflavonas e lignanas Função: Previnem o câncer de mama Alimentos: Vinho tinto e uva Componente funcional: Flavonóides Funções: São antioxidantes e previnem doenças do coração Alimentos: Tomate (cozido e com óleo vegetal) e toranja vermelha Componente funcional: Licopeno Funções: Previne doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, próstata e estômago Alimentos: Frutas (caqui, mamão, laranja, limão, acerola), hortaliças (beterraba, espinafre, cenoura, tomate, brócolis, repolho), ovos e cereais Componentes funcionais: Vitaminas A, C, E, betacaroteno e o mineral Selênio Função: Antioxidantes Alimento: Proteína isolada de soja Componente funcional: Isoflavonas Funções: Produz hormônios sexuais e reduz o colesterol ruim principalmente em mulheres pós-menopausa Alimento: Gengibre Componente funcional: Gingerol Funções: Previne salmonelose, é analgésico e antiemético (previne o vômito) Alimento: Berinjela Componentes funcionais: Polifenóis, saponinas, esteróides e flavanóides Funções: Diminui o colesterol Por Simone Machado Biacchi www.nutricaoativa.com.br

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