Alimentos funcionais: previne e controla doenças

Alimentos Funcionais são alimentos ou partes de um alimento que proporcionam comprovadamente benefícios à saúde, podendo prevenir e controlar doenças…

 

Vários fatores têm sido relacionados ao aparecimento de doenças no organismo humano, dentre eles, a herança familiar, o fumo, o sedentarismo e o stress. Entretanto, a alimentação é talvez uns dos mais importantes, havendo uma estreita relação entre o alimento que nós comemos e a nossa saúde. Além da relação com as doenças crônicas, há fortes evidências também do papel da dieta em melhorar a performance mental e física, retardar o processo de envelhecimento, auxiliar na perda de peso, na resistência às doenças (melhora do sistema imunológico), entre outros. Atualmente existe um grande movimento em busca de alternativas de estilos de vida que tragam benefícios à saúde e à qualidade de vida. E mais do que nunca as pesquisas e os estudos estão mostrando o quanto é importante o papel de certos alimentos na nossa vida. Orientar as pessoas a comerem o alimento mais adequado e em quantidades adequadas tem sido uma constante em vários trabalhos científicos. Alimentos Funcionais são alimentos ou partes de um alimento que proporcionam comprovadamente benefícios à saúde, podendo prevenir e controlar doenças, além de satisfazer os requerimentos nutricionais tradicionais. De maneira geral, os alimentos funcionais são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

 

São inúmeros os alimentos que podem ser considerados funcionais, entre eles destacando-se: ALHO e CEBOLA têm alicina, um estimulante do sistema imunológico, redutora de colesterol e triglicerídeos, além de combater os radicais livres, que são cancerígenos e hipertensivos; AVEIA contém a betaglucana, que atua na redução do colesterol; BRÓCOLIS, COUVE, COUVE-FLOR, COUVE DE BRUXELAS, REPOLHO E RABANETE são ricos em glicosinolatos, agindo na prevenção e tratamento do câncer de mama; CHÁ VERDE (GREEN-TEA) é rico em polifenóis, que previnem o câncer e doenças do coração; FRUTAS CÍTRICAS em geral possuem limonóides, que atuam na prevenção e controle do câncer e na estimulação do sistema imunológico; LINHAÇA contém lignana, que modula o sistema imunológico, reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares; SOJA possui a isoflavona, que atua na prevenção e controle dos sintomas da menopausa, osteoporose e câncer de mama e útero; TOMATE, GOIABA e outros alimentos vermelhos contêm um pigmento chamado licopeno, que age na prevenção e controle do câncer de próstata, no combate aos radicais livres e na estimulação do sistema imunológico. Fonte: Adetec – Plínio Uchoa

Deixe uma resposta