Aprenda a valorizar seus cabelos como eles são

 Não importa se os fios são lisos ou enrolados, a verdade é que

 

Não importa se os fios são lisos ou enrolados, a verdade é que nenhuma mulher está satisfeita com os seus cabelos. Sempre existe um problema como fios secos, arrepiados, volume demais ou de menos. Para contorná-los existem diversas armas, mas as mais utilizadas são os processos químicos e o secador, que acabam por danificar os fios, ainda mais se atuam em conjunto com outros agressores, típicos do verão, como sol, vento e água do mar e da piscina. Neste verão 2008, lançamos um desafio para você. A estação mais quente do ano pede fios com cara de naturais. Aceita o desafio de abandonar o liso chapado por um tempo? Para ajudá-la a deixar os fios naturais, mas bonitos, pedimos a dois especialistas ensinarem dicas de cuidados que ajudam para deixar fios, enrolados ou lisos, sempre belos. Confira o resultado a seguir. Cachos na moda “Os fios dos cabelos cacheados e ondulados possuem uma estrutura mais quadrada, com mais pontas para fora, espigadas. Quanto mais enrolado os fios, mais porosos eles são e mais cuidados eles exigem”. A afirmação é do cabeleireiro Wanderley Nunes que ensina dicas para você valorizar seus cachos, que, acredite, estarão super na moda neste verão.

 

“Aplicar diariamente um umidificador nas pontas ou um reparador é essencial. Também é importante nunca, nunca mesmo pentear os fios com os cabelos molhados porque isso solta as ondas e espiga o cabelo. Ficar passando as mãos também causa este efeito, por isso, evite!”, ressalta Wanderley. Se pela manhã você acordar com os fios amassados e espigados, a dica é molhar os cabelos e amassar os cachos com as mãos. Como os cabelos enrolados são naturalmente secos, pois as ondas não permitem que a oleosidade natural da raiz se espalhe pelos fios, Wanderley recomenda uma hidratação por mês, feita com produtos de boas marcas, específicos para este tipo de cabelo. Na hora de secar os fios, tire o excesso de água com o secador com difusor. “Nunca seque totalmente e passe, em seguida, um produto leave in, que mantém os cachos no lugar, domados”, afirma o cabeleireiro. Se você não quiser secar no secador, evite somente sair ao vento porque isso também espiga os fios cacheados. Lisos também exigem cuidados Segundo o hairstylist Nilton Tamba, os cabelos naturalmente lisos são mais fáceis de se manter. Para ficarem saudáveis, exigem apenas que os cuidados básicos, como lavar e condicionar, sejam feitos com produtos adequados para cada natureza e textura de fio. A hidratação dos fios também deve fazer parte da rotina de quem tem fios lisos. Os motivos? Cabelos mais saudáveis, fortes e brilhantes. O maior problema enfrentado pelos fios naturalmente lisos são os temidos arrepiados, que teimam em aparecer, principalmente se o tempo está úmido. Para combatê-los, Nilton Tamba recomenda o uso de finalizadores, os chamados produtos leave in.

A falta de volume também pode ser um problema para quem tem cabelos lisos. Os compridos podem ganhar mais volume com uma trança feita à noite, com os cabelos levemente úmidos. “Tire a trança pela manhã. O resultado são fios levemente ondulados, um efeito lindo e charmoso”, ressalta Nilton. Se forem curtos, ganhe mais volume secando-os, com o secador, no sentido contrário ao crescimento dos fios. Já os cabelos alisados, seja pelas chamadas escovas progressivas ou pelo alisamento definitivo, precisam de uma atenção especial. “Estes fios sofreram agressões e estão fragilizados. Recomendo tratamentos intensivos formulados com princípios ativos que regeneram e reconstroem os fios”, adverte Nilton. A dica, na hora de escolher os produtos, é optar por aqueles que são desenvolvidos com alta tecnologia e formulados com agentes que possibilitam uma penetração na camada interna do fio. “As marcas de cosméticos mais conceituadas desenvolveram produtos específicos para antiencrespamento dos fios, para dar mais brilho e para proteger da umidade, os chamados antifrizz”, completa o profissional. Por Virgínia Vargas 12/10/2007 Fonte: cristianaarcangeli.terra.com.br

Deixe uma resposta