As fases do ciclo menstrual

Os hormônios controlam o ciclo menstrual. Esses hormônios são

 

O ciclo menstrual é definido como uma série de modificações que ocorrem dentro do organismo da mulher e que, repetidamente, se apresenta a cada 28 a 30 dias. Esse espaço de tempo varia de uma mulher para outra, acompanhando sempre seu ritmo biológico e apresenta 3 fases: a fase menstrual, a fase pós-menstrual e a fase pré-menstrual. O Controle do Ciclo Menstrual Os hormônios controlam o ciclo menstrual. Esses hormônios são fabricados no organismo por uma glândula chamada hipófise (localizada próxima ao cérebro) e pelos ovários (na parte inferior do abdome). Os ovários produzem os hormônios estrógeno e progesterona, dois hormônios muito importantes, estreitamente ligados ao ciclo menstrual. Uma parte do cérebro, chamada hipotálamo, também tem seu papel na produção hormonal, podendo ser o elo entre o ciclo e as emoções que a mulher sente.

 

As Três Fases O ciclo inicia-se com a Fase Menstrual, que começa no primeiro dia de menstruação. Nessa fase, o teor dos hormônios, estrógeno e progesterona, é baixo e o útero desprende seu revestimento, que é eliminado na forma de uma pequena quantidade de sangue e tecido. Esse é o fluxo menstrual. A fase Pós-Menstrual inicia-se quando a menstruação termina. Nesse momento, o revestimento restante do útero recomeça a crescer. Um dos ovários prepara-se para desprender um óvulo, momento em que se produzem maiores quantidades do hormônio estrógeno. O hormônio estrógeno faz o revestimento do útero crescer. A ovulação ocorre quando o ovário, estimulado pela hipófise, libera um óvulo. Isso acontece cerca de 14 dias antes que se inicie sua próxima menstruação. A fase Pré-Menstrual segue à ovulação. Nessa fase os ovários produzem tanto estrógeno como progesterona, fazendo o revestimento do útero continuar a crescer. Esse revestimento destina-se a dar apoio ao óvulo que acaba de ser liberado, caso seja fecundado pelo espermatozóide. Se o óvulo não for fecundado, desintegrar-se-á. A produção hormonal cai, e a menstruação se inicia.

A fase pré-menstrual normal costuma durar cerca de duas semanas. A Dismenorréia É a menstruação dolorosa. Ela pode ser denominada de primária, ou seja, sem nenhuma doença ginecológica associada, ou secundária, acompanhando doenças ginecológicas. Poderá iniciar pouco tempo após a menarca (primeira menstruação) ou após longo período de menstruações indolores. Além das cólicas, podem estar presentes náuseas, vômitos, falta de apetite, diarréia, dor de cabeça, tonturas, cansaço e nervosismo. A dismenorréia ocorre devido ao aumento de um grupo de substâncias existentes no útero, as prostaglandinas. Algumas mulheres produzem uma quantidade anormal destas substâncias e por este motivo apresentam cólicas e outros sintomas associados. O uso de medicamentos que inibem a produção das prostaglandinas apresenta resultados satisfatórios em mulheres dismenorréicas, permitindo que suas menstruações sejam indolores e impedindo que este seja um período incapacitante para estas mulheres. Os contraceptivos orais (pílulas) também reduzem a dismenorréia, mas só devem ser usados em mulheres que optam e têm indicação para este método anticoncepcional. Compressas quentes e exercícios leves ajudam o tratamento medicamentoso. Fonte: Dr. Nevton Valdir Bringmann

Deixe uma resposta