fbpx

Atenção, loiras: o verão pode acabar com os fios claros

Com a chegada da estação mais esperada do ano, todo mundo acaba clareando

 

 

Com a chegada da estação mais esperada do ano, todo mundo acaba clareando os fios. Luzes para cá, efeito queimado de sol para lá, apenas umas mechinhas finas e etc. Seja qual for o jeito que a gente clareia os fios, o perigo é o mesmo. “O cabelo pode mudar de cor, ficando mais alaranjado ou esverdeado, além de ressecar”, alerta Maria Nunes, cabeleireira do Yes Jardins, que afirma que a única maneira de barrar esse “fenômeno” é protegendo e hidratando as madeixas. “Na verdade, todos os cabelos tingidos exigem mais cuidados, mas principalmente os loiros. Isso porque os fios descoloridos ficam porosos, com as cutículas abertas, e absorvem com maior facilidade as substâncias do meio externo, resultando em cabelos opacos e completamente sem vida”, explica Maria. O cloro da água da piscina é um dos inimigos mais fortes da coloração loira, pois pode deixar os fios esverdeados devido a elementos químicos que se prendem aos fios como camadas de sujeira. Quem gosta mais de um mergulho no mar também não escapa do perigo: “Em contato com o mar, os cabelos tingidos, se estão fracos e sem proteção adequada, ficam secos, ásperos e com as pontas espigadas”, afirma Maria. Outro fator de risco é o quesito mais aguardado do verão, sim, ele mesmo: o sol. “Ele agride os fios, atingindo a queratina – proteína que forma o fio, que, por sua vez, se parte em pequenos pedaços”.

 

Além desses, outros fatores contribuem para o cenário calamitoso para as madeixas descoloridas. São eles: – Vento – que embaraça os fios e fazem com que se quebrem ao serem penteados; – Areia – que entra em atrito com o fio e pode causar a perda de queratina – Brisa do mar – por conter sal, intensifica os efeitos destrutivos dos raios solares. Pois bem, a situação não está nada fácil, não é mesmo? Para enfrentar esse combo de perigos, precisamos deixar os cabelos claros mais fortes e resistentes. Basicamente, o lema é o seguinte: fortalecê-los antes, protegê-los durante e tratá-los depois do verão. Agora vamos ao manual básico de cuidados. “Os cabelos mais frágeis necessitam de produtos que selem as cutículas dos fios e protejam contra toda a ação externa. Por isso, após aproveitar a praia ou dar aquele mergulho na piscina, o ideal é utilizar shampoos e cremes à base de lipídio, que devolverão a saúde aos fios e a umidade natural dos cabelos”, sugere a cabeleireira Maria Nunes. Se o cabelo ficou esverdeado, a solução está em produtos de limpeza profunda para a retirada da camada verde e a restituição dos loiros, como os shampoos anti-resíduos, que só podem ser usados, no máximo, uma vez por semana. Para esses casos, há também shampoos a seco que limpam profundamente os fios e devolvem a beleza das madeixas. Outra dica fundamental, segundo a cabeleireira, é fazer hidratação periodicamente para que os cabelos tenham de volta a maciez natural.

Tenha sempre uma máscara de hidratação em mãos e faça você mesma em casa, deixando o produto agir por uns 10 ou 15 minutos. A touca térmica acelera e garante um melhor resultado da hidratação. “Além disso, é importante que a mulher loira utilize sempre um tonalizante para repor o pigmento dos fios. Dessa maneira, ela conseguirá manter os cabelos sempre saudáveis, sedosos, bonitos e com uma cor sempre nova”, completa Maria, que alerta: “A mulher jamais deve descolorir mais de uma vez a mesma mechinha do cabelo. No máximo, retocar a raiz. Isso porque o descolorante mata as fibras dos fios, que passam a arrebentar facilmente. Por isso, eu indico o tonalizante quando a pessoa já descoloriu o cabelo anteriormente”, diz. Os cuidados durante a estadia na praia ou na piscina são básicos. Acompanhe: 1- Lavar e condicionar 2- Utilizar um leave-in com filtro solar, que irá impedir a entrada de poluentes, selar as cutículas e proteger o cabelo dos raios solares.

3- Lavar e fazer hidratações ao voltar para casa Dicas quentes – Para impedir que seu cabelo desbote, antes de mergulhar no mar ou na piscina, molhe-os no chuveiro. Os fios úmidos absorvem menos água e, portanto, menos impurezas contidas nela. – Para manter a coloração das madeixas por mais tempo, aplique o shampoo apenas na raiz dos fios e tente poupar as pontas, jamais esfregando o produto nessa área. – Após molhar os cabelos no mar ou na piscina, enxágüe os fios com água mineral ou água de coco verde gelada para eliminar o excesso de impurezas. “É interessante também que a mulher conte com um kit de produtos para esses casos. Têm alguns que possuem até um gel protetor para a pessoa entrara na água sem medo de que seus cabelos fiquem agredidos”, completa Maria. Além disso, antes e depois da farra das férias, recomenda-se que a mulher corte as pontinhas dos fios. “Isso vai retirar a parte mais danificada dos cabelos, inclusive as pontas duplas, e fazer com que ele ganhe um novo estímulo para o crescimento saudável”, finaliza Maria. Tratamentos como a cauterização e o choque de queratina também são bons aliados nesse sentido. Por Nadia Heisler 12/17/2007 Fonte: cristianaarcangeli.terra.com.br

Comentários

Deixe um comentário