Atividade física na terceira idade

O Brasil, como vários outros países, tem

 

 

O Brasil, como vários outros países, tem vivido, nos últimos anos uma mudança no seu perfil populacional passando a caracterizar-se não mais como um país de jovens. A sua população idosa representa hoje cerca de 8% da população total. Até o ano de 2025, deve atingir a marca de 15%, deixando-o como um dos países com maior número de idosos, ou seja, cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos (www.ibge.com.br).

 

Dessa forma é de suma importância que a sociedade e o poder público auxiliem as pessoas na preparação para um envelhecimento saudável e passem a ver o idoso como uma das prioridades e que sejam fomentados e ampliados programas que visem a melhoria da qualidade de vida desta população. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a atividade física é a principal recomendação para melhoria da qualidade de vida na terceira idade. Sua prática propicia uma melhoria sensível da qualidade de vida com implicações sociais, psíquicas e fisiológicas. A queda da capacidade de desempenho físico na terceira idade é frequentemente mais uma conseqüência do trabalho, do hábito de vida na sociedade industrial e, também, da incapacidade biológica. O envelhecimento de um indivíduo está associado a um processo biológico de declínio das capacidades físicas relacionadas as novas fragilidades psicológicas e comportamentais. Para Camarano in Matté (1999, p.5): “O estar saudável deixa de ser relacionado a idade cronológica e passa a ser entendido como capacidade do organismo de responder às necessidades da vida cotidiana, a capacidade e a motivação física e psicológica para continuar na busca de novas conquistas pessoais e familiares”.

Desta forma, faz-se de suma importância que os indivíduos que fazem parte da terceira idade tenham hábitos de vida saudáveis; alimentação balanceada e, sobretudo, que pratiquem algum tipo de atividade física, pois através deste instrumento é possível adquirir muito mais condições de permanecer autônomo e por usufruir de sua liberdade de ir e vir. Qualquer atividade física pode ser praticada pelas pessoas de terceira idade, mas as mais praticadas no momento são as caminhadas, os alongamentos orientados, a natação, a hidroginástica, as danças, dentre outras. O importante é lembrar que as atividades físicas devem sempre ser orientadas por profissionais da área, especialmente os professores de Educação Física. Acadêmico André Ciserza Referências: Matté, R.S. A Influência do Alongamento na Melhoria da Amplitude do Movimento Articular em Mulheres entre 55 e 72 anos no Grupo de Idosos Frei Ervino de União do Oeste – SC Monografia – Palmas, 2004. www.ibge.com.br www.cotcanoas.com.br Curso de Educação Física UNICS – Palmas – Paraná

Deixe uma resposta