Avaliação física

Cálculos Rápidos Atenção: os cálculos abaixo são

 

 

Cálculos Rápidos Atenção: os cálculos abaixo são apenas um exemplo para você poder ver como anda sua forma física, mas não são suficientes para você executar um plano de atividades. Entre em contato com um Professor de Educação Física para maiores esclarecimentos. Como anda sua saúde? Quer fazer uns cálculos rápidos para identificar alguns dados? Body Mass Index (BMI) (Índice de massa corpórea) É uma proporção entre o peso e a altura. Para calcular sue BMI: 1. Multiplique sua altura (em metros) por ela mesma (alt. x alt.) 2. Pegue o valor de seu peso em kg e divida pelo valor acima (peso) / (alt. x alt.) 3. O resultado é o BMI. Interpretação: BMI até 25 – muito bom! – você deve estar dentro de seu peso normal (variações pessoais devem ser consideradas).

 

Tome os cuidados para manter o peso nessa faixa. BMI > 25 – atenção – ligeira obesidade BMI > 28 – urgente – inicie um programa para diminuição da obesidade Os próximos passos vão necessitar de alguma ajuda no inglês. Um amigo, ou um dicionário e paciência podem ajudar a utilizar os calculadores automáticos das próximas páginas, ainda não disponíveis em português… Quantas calorias você precisa por dia? Você pode perder/ganhar peso de duas maneiras principais: controlando seu gasto calórico durante o dia e controlando sua ingestão de alimentos. Para saber seu gasto calórico aproximado, clique aqui (escolha a opção “sedentary”) e depois aperte a tecla de retorno de seu browser. Gasto calórico em atividades físicas O cálculo anterior (gasto calórico aproximado) é o necessário para o dia a dia. Seu organismo gasta uma quantidade básica de calorias para simplesmente “sobreviver” (por isso, sugeri a escolha de “sedentário”). Adicione a esse gasto “basal” a quantidade que você gasta nas atividades do dia a dia, consultando aqui (multiplique seu peso em kg por 2,2, para obter o peso em libras, indique a duração da atividade física). Somando seu gasto aproximado “basal” à diversas atividades que você executa durante o dia, terá seu gasto energético total. Ingestão calórica O aspecto nutricional é muito importante dentro do controle de saúde.

Tanto do ponto de vista qualitativo como na quantidade calórica ingerida. Para um exemplo, clique aqui para ver quantas calorias tem cada tipo de alimento e calcule algumas de suas refeições. Balanço Final Uma ingestão calórica maior que o gasto vai resultar em aumento de peso. Gasto maior que ingestão significa perda de peso. Mas cuidado, consulte um profissional antes de iniciar. Após esses pequenos testes, você pôde ver como é importante o controle de peso para evitar doenças como anemia e obesidade, e como um profissional tem ferramentas para poder fazer um acompanhamento meticuloso de seu programa! E esse é só o começo!! Outros fatores como porcentagem de gordura, peso magro, ossatura, carga de trabalho, exercícios aeróbicos etc. nem foram citados nos cálculos acima, mas um profissional de Educação Física vai ajudá-lo a entrar em forma, desde a estipulação dos objetivos até as estratégias para alcança-los!! Fonte: www.geocities.com/colosseum/park/5029/

Deixe uma resposta