Benefícios da atividade física

Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle

 

Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso. Confira abaixo as doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos. Não se esquecendo que, aliada aos exercícios físicos, a alimentação equilibrada e saudável, evitando-se o consumo de sal, gorduras e frituras, vai fazer com que você alcance o equilíbrio para uma vida saudável. Pesquisas mostram que os exercícios ajudam a reduzir o risco de várias doenças, além de incrementar sensivelmente a qualidade de vida.

 

A atividade física regular pode proteger você dos seguintes problemas de saúde. Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC) A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (o colesterol bom) e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação. Esses fatores também podem diminuir o risco de doença vascular periférica. Hipertensão arterial. A atividade física pode reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensos.

Além disso, reduz a gordura corporal, que também está relacionada com níveis elevados de pressão arterial. Diabetes não-insulino dependente. Reduzindo a gordura corporal, os exercícios ajudam a prevenir e controlar essa forma da doença. Obesidade. A atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo. Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e combater a obesidade, um importante fator de risco para várias doenças.

Dor lombar Melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir a dor lombar. Osteoporose. Os exercícios promovem a formação óssea e podem evitar a perda óssea associada ao envelhecimento. Melhora da auto-estima e combate do stresse Estudos sobre os efeitos psíquicos da atividade física demonstram que a prática regular de exercícios pode melhorar o humor e a auto-estima, através da produção de endorfinas. Pesquisas importantes mostram que a atividade física pode combater a depressão e a ansiedade. Deficiências Os exercícios aeróbicos evitam o aparecimento de deficiências em pessoas com idade mais avançada. Fonte: Lincx – Serviços de saúde

Deixe uma resposta