Benefícios da massoterapia

A massagem também pode ser benéfica em várias doenças  Massagem ou massoterapia é a cura com mãos pela aplicação de várias técnicas de manipulação de músculos e ossos. Estas técnicas envolvem a aplicação de pressão fixa e dinâmica, e apertar e movimentar partes do corpo com as mãos e dedos. O massoterapêuta pode usar também outras partes de seu corpo tais como antebraço, cotovelos ou pés.

Estas técnicas afetam os sistemas muscular, esquelético, circulatório, linfático, nervoso, entre outros. O Objetivo da massagem é bem claro: agir de forma positiva sobre a saúde e bem estar do cliente. Vários benefícios para a saúde física e mental podem ser atribuídos à massagem: a redução de estresse e facilitação do relaxamento, redução do batimento cardíaco, redução da pressão sangüínea, melhoria da circulação sangüínea e linfática, relaxamento dos músculos, redução da dor crônica, e melhoria da amplitude dos movimentos articulatórios. A massagem também pode ser benéfica em várias doenças. Benefícios físicos: .

Relaxamento global do corpo, . Relaxamento de músculos tensos, . Alívio da dor e cansaço muscular, . Sedação do sistema nervoso, . Aumento da flexibilidade e amplitude de movimentos, . Redução da dor crônica, . Melhoria do tonos da pele, . Auxílio na recuperação de lesões e doenças, . Fortalecimento do sistema imunológico, . Redução de dores de cabeça devidas à tensão. Benefícios mentais: . Redução da tensão mental (stress), . Melhoria da concentração, . Melhoria do sono, . Auxílio à relaxação. A massoterapia é reconhecida como um dos mais antigos métodos de tratamento, com referências em textos médicos com aproximadamente 4.000 anos.

De fato, Hipócrates, conhecido como o pai da Medicina, disse a respeito de massagem no Século 4 A.C.: “O médico deve se familiarizar com várias coisas, e certamente com esfregar (massagem)”. Na realidade, massoterapia é muito mais que esfregar. Massagem é pressionar, apertar, bater, comprimir, vibrar, balançar, friccionar, entre várias outras técnicas. Existem várias técnicas de massagens.

Deixe uma resposta