Cabelos bonitos começam com pequenos cuidados

Químicas de um modo geral, relaxamentos permanentes, coloração, escovas progressivas

 

 

Ter cabelos saudáveis, sedosos e brilhantes, como se vê na televisão e revistas, é privilegio para poucas mulheres. Para facilitar com que isso aconteça, alguns cuidados com seus cabelos são fundamentais e podem ajudar muito.

Além de fazer a manutenção em casa, procure visitar um profissional no salão de beleza pelo menos a cada 15 dias. Não se esqueça que a alimentação também é  fundamental para os cabelos. Procure ingerir alimentos saudáveis e beber bastante líquido, o que principalmente poderá contribuir para quem tem problemas de queda de cabelos.

Muitos podem ser os motivos para deixar seus cabelos desvitalizados, quebradiços, sem vida e ressecados. Químicas de um modo geral, relaxamentos permanentes, coloração, escovas progressivas, exposição direta ao sol e ao ar condicionado, uso excessivo de secador e pranchas afetam diretamente a saúde dos cabelos – o que resultará em cabelos com resultados desagradáveis.

Tudo isso degrada a haste capilar e os cabelos vão perdendo a massa – que são ceramidas -, uma das principais propriedades responsáveis por manter as escamas ou cutículas unidas (uma espécie de cimento capilar). Uma vez danificadas pelos agentes externos, elas se abrem e os nutrientes contidos na fibra capilar internamente saem. Isso é suficiente para danificar os fios. Para resolver esse problema, o ideal é usar uma máscara com alto poder hidratante a base de ceramidas, silicone, d’pantenol, aminoácido do leite ou trigo. Os shampoos e condicionadores também devem seguir essa mesma linha de princípios ativos. Já os cremes para pentear ou leave-in devem ter filtro solar a base de macadâmia, manteiga de karitê ou queratina.

Essas dicas vão ajudá-la a manter os cabelos realinhados e estabilizar as cargas elétroestaticas. Vale lembrar que nunca se deve dormir com os fios molhados, muito menos sem desembaraçá-los. Os cabelos podem ser lavados todos os dias, de preferência, pela parte da manhã, para que possa secar no decorrer do dia ou com o uso de secador.

Dicas para manutenção de seus cabelos

* Lavar bem os cabelos com shampoo anti-residuo. Enxaguá-los retirarando o excesso d’água com uma toalha.

* Aplicar a máscara de tratamento apenas na extensão dos fios. Deixar agir com o auxilio de uma touca laminada por aproximadamente 15 ou 20 minutos. Enxaguar retirando toda a máscara.

* Para finalizar, usar o leave-in ou cremes para pentear.

Obs.: Caso finalize com escova, não esquecer de aplicar creme protetor termo ativado. Se for usar prancha, proteja antes os cabelos com uma pomada.

Nelson Antonio Junior, especialista em cabelos afro é proprietário do Salão York Cabeleireiros, há 28 anos no mercado.

Deixe uma resposta