Check-up da mulher

Toda mulher, a partir da primeira menstruação, deve acostumar-se a ir ao ginecologista

 

Quais são os exames que as mulheres devem fazer, a partir dos 20 anos, para checar a sua saúde? Exames ginecológicos Toda mulher, a partir da primeira menstruação, deve acostumar-se a ir ao ginecologista para exames de rotina. Os exames adequados para cada idade não só previnem doenças como esclarecem dúvidas, melhorando sua qualidade de vida. Exame pélvico e teste de papanicolaou Hoje, o câncer de colo de útero tem 100% de cura, se descoberto a tempo. Há dois tipos de exames capazes de detectar não só células malignas, mas infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis: o exame pélvico, realizado pelo médico, no consultório, e o Papanicolaou, exame do esfregaço uterino por ele enviado para análise em laboratório.

 

Esses exames devem ser feitos por: . mulheres a partir dos 18 anos ou antes, se já mantiverem relações sexuais; . mulheres que são ou foram sexualmente ativas, inclusive as idosas (anualmente); . mulheres que estão entrando na menopausa, que se tratam ou se trataram de câncer cervical (quatro vezes ao ano). Auto-exame da mama e mamografia Uma vez por mês, de preferência na hora do banho e após o período da menstruação, com o braço levantado, a mulher deve examinar, cuidadosamente, com as pontas dos dedos, as duas mamas. Se notar nódulos ou se houver secreção ao apertar os mamilos, deve procurar imediatamente o médico. Ele, certamente, solicitará uma mamografia. A mamografia é uma radiografia dos seios que, embora um pouco desconfortável, é o melhor exame para detectar câncer de mama. Usualmente, como medida preventiva, é recomendado a partir dos 35 anos. A partir dos 40 anos, a mulher deve fazê-lo a cada dois anos e, depois dos 50, anualmente. Exames pré-natais Mulheres que pretendem engravidar, ou em início de gravidez, devem submeter-se a uma série de exames, que dependerão de sua idade e de suas condições de saúde. . Exame físico completo.

. Exame pélvico e teste de Papanicolaou. . Exame de sangue para determinar tipo sanguíneo e avaliar as taxas de colesterol, triglicérides e glicemia. . Exame de sangue para detectar anemia e rubéola. . Testes para pesquisar doenças sexualmente transmissíveis: hepatite B e HIV, anti HVC, herpes simples, citomegalovírus e toxoplasmose. . Mães com pressão alta e diabetes necessitam de vários ultra-sons para acompanhamento seguro da gestação. Gestantes com mais de 35 anos devem fazer o teste de risco fetal para detectar possibilidade de mongolismo e anormalidades do bebê. Exames cárdicos Teste de pressão arterial Teste de colesterol e triglicérides Exames do Coração O médico cardiologista pode pedir testes mais específicos, complementares aos anteriores, tais como: . Eletrocardiograma mede a atividade elétrica do coração. . Teste de esteira (eletrocardiograma de esforço) registra a aceleração das batidas do coração durante o exercício e a desaceleração logo depois. . Rastreamento nuclear detecta possíveis áreas danificadas do coração. . Angiocoronariografia examina as artérias coronárias. Outros exames Teste de DST Exame de diabetes Densitometria óssea: é um exame simples e indolor, que detecta o nível de descalcificação dos ossos, permitindo ao médico estabilizar a perda, por meio de medicamentos. Deve ser feito a partir dos 40 anos. Dra. Elisabete Almeida

Deixe uma resposta