Como cuidar do meu cabelo

Cabelos bonitos são sinônimo de fios saudáveis e isso você só consegue com muito cuidado.

Mas, para cuidar bem de suas madeixas você precisa saber de que tipo elas são e quais problemas apresentam. Então, veja agora em qual tipo seu cabelo se enquadra e faça-o brilhar tanto como você! SECO: Reconhecendo: Têm um aspecto “rebelde” e sem brilho. Devido à falta de oleosidade natural do couro cabeludo os fios são opacos e frágeis. Tratando: As lavagens devem ser feitas com xampu suave aplicado uma única vez por lavada.

Os melhores xampus são os de aloe vera, malva, babosa e proteínas. Lave no máximo três vezes por semana, não use água quente nem esfregue os fios e massageie suavemente para não quebrá-los. Enxugue-o com uma toalha e, depois, use um pente de dentes largos. Evite o secador e nunca dispense o condicionamento.

Para finalizar aplique um produto à base de silicone depois do condicionador e não enxague. Para dar ainda mais saúde e beleza aos fios faça uma boa hidratação a cada quinze dias. Se não der para ir a um salão, faça você mesma aplicando um banho de creme.

OLEOSO

Reconhecendo: Você tem que lavar todos os dias ou então não tem jeito, o cabelo fica com um aspecto sujo. Geralmente brilha muito e tem caspas.

Tratando: Escolha um xampu suave e aplique sempre condicionador, mas só nas pontas. Se estiver com aspecto de sujo, lave mesmo! A água não prejudica os fios. Pode lavar todos os dias, esfregando bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Evite água quente, corra do secador e prefira xampus à base de arnica, alecrim e demais específicos para cabelos oleosos. Ah, evite também passar as mão nas madeixas, mesmo que comprometa o seu charme, pois manipulando o fios você estimula as glândulas sebáceas e aí você não vai ter quem segure a oleosidade de seus cabelos.

MISTO

Reconhecendo: Se um tipo de cabelo já dá trabalho, imaginem dois tipos juntos! O couro cabeludo é muito oleoso, mas esta oleosidade não chega às pontas, que por isso, ficam ressecadas.

Tratando: Use xampus para cabelos oleosos ou mistos e dê sempre atenção especial às pontas. Você pode aplicar uma camada de silicone após cada lavagem. Se as pontas estiverem muito secas, aplique condicionador antes do xampu e corte a cada dois meses. Uma boa dica é aplicar, uma vez por mês, um pote de iogurte natural com uma ampola de vitamina A e deixar agir por uns vinte minutos. Não penteie demais para não estimular as glândulas sebáceas.

NORMAL

Reconhecendo: Só poucas privilegiadas têm esse tipo de cabelo! Eles estão sempre maleáveis e brilhosos e exigem poucos cuidados especiais.

Tratando: Conserve o que você tem! Não abuse de processos químicos, faça um banho de creme a cada quinze dias, não descuide do corte, e prefira água fria ou morna. Os melhores xampus são à base de papaia, aveia ou algas marinhas.

Fernanda Coelho

Deixe uma resposta