Como determinar o período fértil

O muco cervical é uma secreção eliminada pela vagina nos dias

 

A maioria das mulheres sonha em ser mães. Quando chega o momento deste sonho se realizar, começam a surgir inúmeras dúvidas. Nesta matéria você poderá tirar algumas destas dúvidas e começar a se preparar para o grande momento de sua vida, a maternidade. O primeiro passo é visitar seu ginecologista para que ele possa indicar alguns exames que devem ser feitos, (HIV, urina, toxoplasmose, rubéola, entre outros). É importante também, que você tome acido fólico três meses antes de engravidar e durante os três primeiros meses de gestação. Como determinar o período fértil? Para determinar o período fértil, a mulher deve começar a contar a partir do primeiro dia da menstruação, este será o dia 1. Nas mulheres que possuem um ciclo regular a ovulação ocorre normalmente no dia 14 deste ciclo. O período fértil inicia no dia 10 e vai até o dia 17.

 

Quando se pretende engravidar, deve-se manter relações dia sim, dia não, durante estes dias e nunca mais de uma relação no mesmo dia. Existem outros métodos para identificar se você está ovulando, a temperatura basal, o muco servical, o ultra-som transvaginal seqüencial e o teste de ovulação. A seguir, você poderá entender o que é cada um deles. O que é a temperatura basal? É a temperatura do corpo de uma pessoa, que acaba de acordar, depois de ter dormido serenamente durante 6 horas ou mais. Para sermos mais exatos, a temperatura basal é aquela que deve ser tirada 12 horas depois de ter ingerido qualquer alimento, depois de seis horas de sono e antes de fazer movimentos ou de sofrer qualquer alteração emocional. Como se mede a temperatura basal? A temperatura deve ser tomada sempre da mesma forma (pela boca, via vaginal ou retal) e de preferência sempre no mesmo horário. O ideal seria tomar a temperatura ao acordar, sem levantar da cama, falar ou se mexer.

Geralmente, quando a mulher está para ovular, ocorre uma queda de temperatura e quando ela já ovulou a temperatura se eleva bruscamente. A variação pode ser de 0,3 a 1,0 graus. Veja a tabela que preparamos para que você possa fazer o controle de sua temperatura. Muco cervical O muco cervical é uma secreção eliminada pela vagina nos dias férteis. Sua aparência é igual a da clara de ovo, transparente e elástica. Quando esta secreção aparece, provavelmente a mulher está iniciando seu período fértil. Quando esta secreção se torna mais abundante e mais elástica, provavelmente ocorreu a ovulação. Ultra-som transvaginal seqüencial O ultra-som transvaginal é capaz de visualizar com perfeição se a mulher vai ovular, quantos óvulos tem a possibilidade de serem expelidos e de que ovário (direito ou esquerdo) ele sairá. Normalmente, deve-se realizar este exame no dia 13, 14 e 15 do ciclo menstrual. Teste de ovulação É um teste vendido em farmácias que detecta o aumento repentino do Hormônio Luteinizante (LH) na urina. Este processo funciona através de uma reação, confirmando ou não o resultado. O pico de LH determina o início do processo de ovulação que se produzirá entre 24 a 36 horas depois. Este é o momento de maior fertilidade da mulher. É importante saber que este teste não deve ser usado como método contraceptivo, pois não é designado para prevenir ou ajudar na prevenção da gravidez. Fonte: www.ultrasom3d.com/

Deixe uma resposta