Como evitar câncer de colo do útero

Fazendo o exame preventivo Papanicolau. Esse tipo de câncer demora muitos anos para se desenvolver, e as células

 

 

Fazendo o exame preventivo Papanicolau. Esse tipo de câncer demora muitos anos para se desenvolver, e as células podem ser descobertas desde o início. Por isso, se você fizer exame preventivo, detectar a alteração precocemente e seguir o tratamento de forma adequada, as possibilidades de cura são de 100%. O que é o exame preventivo? É a coleta de secreções do colo do útero feita com uma espátula e escovinha que pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo, que diminui se você estiver tranqüila. O material coletado é colocado numa lâmina de vidro, que será examinada posteriormente ao microscópio. Que mulheres devem se submeter ao exame? Aquelas que tem ou já tiveram alguma atividade sexual, especialmente as de 25 a 29 anos de idade.

 

Se a mulher fez uma histerectomia (retirada do útero) e tem mais de 59 anos, o médico esclarecerá sobre a necessidade ou não do exame. Onde fazer o exame preventivo? Procure o ambulatório posto ou centro de saúde mais próximo da sua residência. Aproveite a ocasião e solicite ao profissional de saúde que realize o exame clínico das mamas. Quais os cuidados para a realização do exame? – Não ter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame. – Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame. – Não estar menstruada.

Em caso de sangramento fora do período menstrual, procure o serviço de saúde para orientação e, se necessário, tratamento. O que fazer após o exame? Você deve retornar ao serviço de saúde na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Lembre-se: tão importante quanto submeter-se ao exame é buscar o resultado. E se o resultado for negativo para câncer? Você somente precisará repetir o exame preventivo após um ano. Depois da obtenção de dois resultados de exames negativos para câncer (normais), com intervalo de um ano, o exame só precisará ser repetido após três anos. E se o resultado der alguma alteração? Você será encaminhada para a realização de outro exame mais detalhado e se for necessário, será feito um tratamento. Siga a orientação recebida. Aproveite este momento para esclarecer todas as suas dúvidas. • Fonte: – Instituto Nacional de Câncer

Deixe uma resposta