Como manter a saúde ocular

Vista cansada, dor de cabeça e vermelhidão nos olhos são as reclamações mais freqüentes daqueles que utilizam o computador no ambiente de trabalho.

 

 

Vista cansada, dor de cabeça e vermelhidão nos olhos são as reclamações mais freqüentes daqueles que utilizam o computador no ambiente de trabalho. Depois de passarmos horas diante de uma tela que emite raios luminosos, não nos damos conta de que o movimento automático de piscar diminui em função da atenção que prestamos. Resultado: o cansaço visual nos perturba, os olhos ficam irritados e perdemos a concentração. O oftalmologista Marcelo Cunha criou o Programa de Saúde Ocular: “A lubrificação constante dos olhos é fundamental. Diante do computador, as pessoas piscam um terço a menos que a freqüência normal, com o agravante de que não abandonam seu posto de trabalho até que a sua missão seja cumprida. Se elas fizessem pequenas pausas temporárias, ou usassem freqüentemente lágrimas artificiais, como o ViscoTears, ocorreriam menos danos à sua visão”, afirma Cunha. Em seu trabalho, define como Síndrome Olho-Computador (SOCO) os problemas de visão relacionados ao trabalho de perto, durante ou após o uso de computadores:

 

“Não há nenhuma prova científica que vincule o uso do micro à lesão ocular permanente. O que acontece é que, se o usuário tem alguma alteração ocular prévia não tratada, terá uma redução da visão. Posturas incorretas, ambientes com ar-condicionado, luminosidade em excesso ou inadequada, podem provocar desconforto ocular e dores de cabeça ou nas costas”, explica o dr. Cunha. Estudos apontam que entre 50% e 90% dos usuários de computador apresentam queixas relacionadas à visão, enquanto que apenas 20% do mesmo universo têm queixas músculo-esqueléticas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Para minimizar os efeitos negativos do contato com os computadores, o doutor Cunha dá algumas dicas: . Mantenha a postura ideal, com os pés tocando no chão; . os olhos devem ficar de 50 cm a 65 cm da tela; . papéis utilizados no trabalho devem ficar ao lado do computador; . não devem haver reflexos de luz na tela. O ideal é posicioná-la contra fontes de luz como lâmpadas e janelas; . quanto mais se aumenta a resolução do monitor, menores ficam as letras. O tamanho ideal deve ser ajustado para uma leitura rápida e fácil. Deve-se evitar cores fortes ou várias imagens, ao se configurar as telas; . repouso, ou tarefas alternativas, ajuda a reduzir o estresse visual; . nos ambientes com ar-condicionado, usar lágrimas artificiais para auxiliar a lubrificação dos olhos; . a limpeza da tela deve ser constante, pois o monitor produz estática que ajuda no depósito de pó, piorando a qualidade da imagem. Fonte: Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha

Deixe uma resposta