Como reduzir os sintomas do climatério

Uma dieta alimentar adequada e bem

 

Nutrição Uma dieta alimentar adequada e bem balanceada torna a mulher mais saudável em qualquer idade. É aconselhável, que a mulher tenha uma alimentação pobre em gorduras e colesterol e rica em fibras, vitaminas e sais minerais, principalmente cálcio, que é um importante componente do osso. Atividade Física Os exercícios físicos são muito importantes para manter a mulher com boa saúde. A atividade física reduz a perda óssea e é fundamental para o coração e vasos sanguíneos. Além de causar bem estar, já que durante a atividade física há liberação de endorfinas, que são substâncias produzidas no cérebro e que dão sensação de satisfação. A estes benefícios podemos adicionar a manutenção do peso que evita a deformação do corpo e o aumento do risco cardiovascular. Hábitos É aconselhável não fumar e diminuir o consumo de café, chá preto ou mate, bebida alcoólica e sal, pois: A mulher fumante entra na menopausa 1,2 a 2 anos antes que a não fumante, pois a nicotina dificulta a ação do estrogênio. Além disso, a tabagista tem risco aumentado de doenças cardíacas e vasculares, de osteoporose e de piora da qualidade da pele.

 

O consumo exagerado de café (mais do que 6 xícaras de café por dia) eleva o risco de osteoporose. E a ingestão de café, chá preto ou mate antes de deitar pode aumentar o risco de insônia, uma vez que esses produtos têm substâncias estimulantes. A ingestão de bebida alcoólica em longo prazo pode causar alterações no fígado. A ingestão de sal através dos alimentos, em decorrência da relação desse componente com a hipertensão arterial (pressão alta). Terapêutica de Reposição Hormonal Muitas vezes, apenas a dieta alimentar, os exercícios físicos, as alterações de hábitos não impedem a manifestação de sintomas de curto, médio e longo prazo.

Por este motivo a mulher nesta fase em que há deficiência hormonal deve consultar o médico, com o intuito de avaliar a conveniência da instituição de um tratamento para os sintomas do climatério. A menopausa é um evento natural, porém suas conseqüências não o são. Não é preciso sofrer por causa das conseqüências dos sintomas e dos problemas que o climatério pode causar. PROCURE SEMPRE O SEU MÉDICO http://zambon.com.br

Deixe uma resposta