Dicas para diminuir ou parar de consumir bebidas

O que acontece neste exemplo é o controle do desejo

 

Aqui vão sugestões para a modificação do seu beber: 1. SE VOCÊ FOR BEBER: . Dilua a bebida ao invés de bebê-la pura; . Beba pausadamente (bebericando), evitando o famoso” consumo de um só gole; . Alterne bebidas alcoólicas com não alcoólicas; . Procure alimentar-se durante a ingestão alcoólica; . Evite beber diariamente. 2. AO SENTIR UM FORTE DESEJO DE BEBER: . Procure ir a outro lugar nem que seja por um curto espaço de tempo; . Evite inicialmente situações em que a bebida esteja ao seu alcance facilmente, como por exemplo festas, bares, shows e reuniões; . Solicite o auxílio de uma pessoa que saiba das suas dificuldades. Deixe ela ser seu “breque” pelo menos por um tempo; . Fale para você mesmo : “Eu controlo minha vida” . Não deixe que a bebida controle sua vida. 4- O desejo de beber não é sinal de que você é um alcoolatra inveterado. O desejo sempre vai existir. Por exemplo: imagine seu prato predileto de comida sendo que você recebe uma recomendação médica para não comê-lo até o fim de seus dias. Você pode obedecer a recomendação, mas isto não o isentará de sentir desejo quando ver alguém comendo. O que acontece neste exemplo é o controle do desejo e o mesmo acontece com o álcool. 5- Evite utilizar bebidas alcoólicas para resolver seus problemas. Na realidade você apenas foge dos problemas quando “enche a cara” , podendo até mesmo acumular mais problemas ocasionados pela intoxicação e perda de julgamento, que podem levar a atos inpensados. 6- Lembre-se que o beber não faz você ficar potente, forte, bonito, rico, extrovertido … Quando você se alcooliza, não está sendo você mesmo. Aceite-se ! Se você não consegue aceitar-se a si mesmo, procure ajuda ! 7- Determine Ações : . Encorage amigos e familiares a ajudá-lo; . Escolha um dia específico para iniciar sua abstenção ou modificação do consumo; . Reduza o tempo de convívio com bebedores pesados; . Procure engajar-se em atividades alternativas durante o período do dia em que você normalmente estaria bebendo ou quando você se sente depressivo ou stressado. SUGESTÕES: . Visitas a familiares ou amigos, assistir TV, vídeo, leitura, cinema, caminhadas, atividades esportivas, entre outras. O importante é conseguir detectar o que lhe dá prazer, sem que esta atividade esteja vinculada ao consumo, e substituir. . Procure os Alcoólicos Anônimos, onde você vai encontrar pessoas que têm o mesmo problema que você e estão dispostas a ajudá-lo. Peça também a ajuda da sua família e das pessoas que lhe amam. Elas, sim, é que vão ficar muito felizes se puderem lhe ajudar a superar essa doença. Fonte: uniad.org.br

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