Dicas para incorporar atividade física no seu dia-a-dia

Além de tantos

 

A atividade física é realmente fundamental para a prevenção de doenças e a manutenção de uma vida saudável e deve fazer parte de sua rotina diária. Além de tantos benefícios conhecidos, como a prevenção de doenças cardíacas, prevenção de osteoporose, redução do colesterol, redução da hipertensão e combate à obesidade, a atividade física proporciona uma mudança nos hábitos de vida: as pessoas que trocam sua rotina sedentária por atividades físicas regulares experimentam uma mudança substancial em sua qualidade de vida. O próprio organismo passa a solicitar hábitos mais saudáveis no dia-a-dia e na alimentação.

 

O exercício físico praticado sem interrupção durante 30 minutos leva o corpo a produzir substâncias que trazem a sensação de conforto, prazer, alegria e bem-estar. Além disso, a tensão física e a emocional são fortemente reduzidas. O aumento de resistência física promove maior capacidade de trabalho e os novos hábitos físicos e alimentares melhoram a estética corporal: como resultado, a auto-estima, o desempenho sexual e a expectativa de vida aumentam. Diversos tipos de atividades e modalidades esportivas estão a seu alcance. Considere os benefícios para a saúde física e mental e comece agora mesmo. Escolha os tipos de atividade de sua preferência e peça a seu médico para avaliar quais os tipos mais adequados para sua idade, condicionamento físico atual e condições gerais de saúde. Além de iniciar um programa de exercícios ou de modalidades esportivas, você pode começar incorporando atividades no seu dia-a-dia:

• prefira as escadas ao elevador; • deixe o carro na garagem e substitua-o por uma caminhada ou uma pedalada; • marque o encontro com os amigos em um parque, assim vocês podem contar as novidades enquanto caminham juntos; • aproveite para fazer alongamento enquanto assiste TV; • desça um ou dois pontos de ônibus antes de sua parada habitual e complete o trajeto andando. A atividade física está ao alcance de todos. E seus benefícios também. Aproveite! As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir as discussões estabelecidas entre médico e paciente. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente; portanto, é fundamental que você visite o seu médico regularmente. *Sirlei Fátima da Costa Professora de educação física

Deixe uma resposta