fbpx

Dicas para quem tem prisão de ventre

Evitar alimentos que contém ar, tal como refrigerantes ou cremes batidos

 

Todas as pessoas comumente relatam problemas digestivos como má digestão ou prisão de ventre. Quando as pessoas queixam-se, eles usualmente relatam uma ou mais situações a seguir: – freqüente eructações (arroto) do ar proveniente do estômago. – Sensação de estufamento após alimentação. – freqüente passagem de gás pelo reto (flatulência). Esta situação pode ser desconfortável ou inconveniente mas raramente esta queixa é associada com uma doença séria. É usualmente resultado de hábitos ou escolhas alimentares. Ocorre por duas situações: como resultado do ar deglutido ou produzido no intestino. Deitar após alimentação, sedentarismo e stress pode contribuir para o problema.

Se o médico suspeitar que o empaxamento é resultado de alguma doença, exames serão solicitados para diagnosticar o problema. Eructação (arroto): Todos rotam ocasionalmente, especialmente após a alimentação. Algumas pessoas rotam freqüentemente tornando-as aborrecidas e provocando situações embaraçosas. O roto é resultado de muito ar no estômago, provocado pela deglutição do ar com o alimento ou líquido. O estômago libera o ar pela contração de suas paredes devido ao excesso de ar no seu interior. DICAS – Mastigar bem os alimentos. – Evitar pimentas, cigarros, goma de mascar, tomar refrigerantes com canudinho ou diretamente na garrafa, e dentaduras que não estejam bem fixas. Eles podem aumentar a saliva e deglutir mais ar. – Evitar alimentos que contém ar, tal como refrigerantes ou cremes batidos. – Coma vagarosamente. EMPAXAMENTO Por desconhecidas razões, empaxamento – sensação de estufamento no abdômen – ocorre mais freqüentemente em mulheres.

Algumas pessoas sentem dor. Esta situação não é necessariamente causado por excesso de gás. Usualmente é resultado de uma deficiente motilidade. Motilidade é uma contração automática do intestino para mover o alimento à diante. Motilidade deficiente mostra movimentos vagarosos do alimento pelo estômago e intestino. Alimentos gordurosos podem retardar o esvaziamento gástrico, levando ao empaxamento. Esta queixa é parte da síndrome do cólon irritável, uma condição em que a motilidade é desordenada e excessiva. Em algumas situações é causado por alguma doença no estômago ou intestino. Por essa razão, o médico poderá solicitar exames, incluindo raios-X e endoscopia. Quando esta queixa é freqüente, o médico poderá receitar medicamentos para estimular a contração do estômago e do intestino. Na grande maioria das vezes, o empaxamento não é nada sério. Pode ser causado por certos alimentos ou simplesmente por comer rápido demais. Assim, a mudança dos hábitos alimentares é necessária para controlar esta condição. FLATULÊNCIA Excesso do gás retal é mais freqüentemente produzidos pelas bactérias do intestino grosso. Há centenas de diferentes tipos de bactérias normalmente presentes no intestino. Elas são benéficas para a digestão. As bactérias contam com os açúcares e carboidratos para a sua nutrição. No processo de digestão destes nutrientes a bactéria gera gases como hidrogênio, gás carbônico e gás metano. Em condições normais muitos desses gases são absorvidos e portanto sua eliminação é reduzida. Carboidratos e açúcares são normalmente absorvidos no estômago e intestino fino. Algumas pessoas tem desordem que interfere no processo normal da digestão é necessário uma enzima chamada lactase.

A pessoa tendo deficiência da lactase, não será capaz de digerir a lactose. A normalidade na digestão permite que os carboidratos e açúcares passem indigeridos para o cólon, onde encontrarão bactérias formadoras de gases. Alguns alimentos como legumes, repolho, certos tipos de cereais, contém carboidratos que não são digeridos. Portanto as bactérias do cólon podem usá-los como alimento, conseqüentemente o gás é produzido em excesso. As pessoas reagem diferentemente com o mesmo alimento. Por exemplo: duas pessoas comendo a mesma quantidade de carboidrato uma forma mais gás e a outra menos. Para as pessoas que se incomodam com o excesso de gás, uma dieta especial pode ser recomendada para identificar e eliminar o alimento causador. ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A PRODUÇÃO DE GÁS – Legumes: especialmente leguminosas (feijão, soja); – Leite e derivados; – Vegetais: repolho, rabanete, cebola, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, pepinos, aspargos, etc.; – Vegetais de raiz:; batatas, nabos; – Frutas: ameixas secas, maçãs, bananas, damasco, uva passa; – Cereais e pães: cereais, pães, massas, e todos alimentos que contém farináceos – Alimentos gordurosos: pães fritos, alimentos fritos, carne gorda, alimentos ricos em creme, pastas e alimentos gordurosos; – Líquidos: refrigerantes gaseificados e medicamentos efervescentes. RESUMO Todas estas queixas de desconforto abdominal (empaxamento, arroto, etc.), provocam situações de desconforto e freqüentemente de constrangimento. Porém raramente significam problemas de saúde.

Fonte: Gastroweb

Comentários

Deixe um comentário