Efeitos no organismo de uma alimentação equilibrada

Vários alimentos ajudam o

 

A aparência da pele e dos cabelos reflete o estado do nosso organismo. Uma dieta balanceada é também uma espécie de tratamento de beleza imprescindível. A ação dos nutrientes contidos nos alimentos pode ser considerada propriedade cosmética sistêmica, ou seja, o poder de embelezamento da pele desde as suas camadas mais profundas. Isso confirma que “beleza vem de dentro para fora…” Vários alimentos ajudam o organismo a repor as perdas de vitaminas e minerais e com isso melhoram o estress, e devolver vitalidade à pele e aos cabelos. As principais reposições que o organismo necessita são de vitaminas do complexo B, vitamina C, sódio, zinco, potássio, ferro, magnésio e cálcio. Veja onde você encontra estes nutrientes com facilidade: Seguem algumas dicas para manter o seu organismo saudável: • Evite as bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes. • Deve-se mastigar devagar e pacientemente, para que nossa digestão não seja prejudicada. • Um ambiente convidativo favorece o apetite. Beleza e limpeza são fatores fundamentais. Durante as refeições, as conversas devem ser agradáveis, positivas, alegres. Nunca deixe que a raiva ou qualquer outro sentimento negativo sente à mesa com você.

 

• Devagar com os líquidos, principalmente os alcoólicos e açucarados. Geralmente eles nos “ajudam a engolir os alimentos” – mal mastigados – dificultando a digestão. Os líquidos gelados resfriam rapidamente o estômago, retardando muito o trabalho dele. Cuidado também com os temperos, que costumamos usar para incrementar o sabor da comida. Muitas vezes eles irritam as mucosas do aparelho digestivo. • A maneira como guardamos os alimentos, como os preparamos e manipulamos pode, se for de maneira errada, enfraquecer ou até mesmo eliminar seu valor nutritivo. Um exemplo disso é com as frutas cítricas, ricas em vitamina C. Guardar laranja na geladeira, fazer um suco e só consumí-lo mais tarde, cortar uma laranja e não utilizá-la na hora… em todas as maneiras relatadas o valor nutritivo já não existe mais. Veja alguns alimentos e seus nutrientes: Acerola: Vitamina C, potássio, zinco Banana: Vitamina C, potássio Batata: Vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio Brócolis: Vitamina C Cenoura: Potássio Couve: Vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, sódio, cálcio, zinco Feijão Preto: Vitaminas do complexo B, ferro Germe de Trigo: Vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, zinco Laranja: Vitamina C, potássio Lentilhas: Vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco Maracujá: Vitamina C Morango: Vitamina C, ferro, zinco Pêssego: Ferro, potássio Pimentão: Vitamina C, vitaminas do complexo B

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