Escolha o alimento certo: veja as calorias

 

MARGARINA X MANTEIGA Ao passar margarina ou manteiga em um pão francês cortado ao meio você utiliza aproximadamente uma colher de sopa rasa que equivale à 140 kcal. É comum dizer que a margarina é a mais saudável, por se tratar de gordura poliinsaturada.

MARGARINA X MANTEIGA Ao passar margarina ou manteiga em um pão francês cortado ao meio você utiliza aproximadamente uma colher de sopa rasa que equivale à 140 kcal. É comum dizer que a margarina é a mais saudável, por se tratar de gordura poliinsaturada. Realmente, a gordura animal saturada encontrada na manteiga pode elevar os níveis de colesterol sangüíneo podendo gerar alguma cardiopatia, porém, na fabricação da margarina, as gorduras polinsaturadas sofrem modificação na sua estrutura química e por isso, de acordo com pesquisas de acompanhamento dos consumidores de margarina, não há controle dos níveis de colesterol e nem melhora na quantidade do colesterol bom (HDL).

Portanto, se não precisar de cuidados com o colesterol, pode ser margarina ou manteiga, porém, se houver cuidado com as calorias, a margarina light pode ser a melhor opção, já que pode reduzir aproximadamente 35 % de calorias. BRIGADEIRO OU QUINDIM Um brigadeiro grande (30g) fornece pouco mais de 20kcal que um quindim do mesmo tamanho. A diferença mais importante se dá à quantidade de colesterol presente. Em um simples quindim encontramos 120mg contra 5mg do brigadeiro. A recomendação diária para o consumo de colesterol é de 300mg/dia. Um brigadeiro grande equivale à 3 pequenos. GRANOLA OU AVEIA 6 colheres de sopa de granola fornecem 445kcal enquanto que a mesma porção de aveia fornece 371kcal. Para quem quer reduzir as calorias ingeridas a melhor opção e a aveia. Essa porção de granola possui 10g a mais de gordura que a aveia, que possui 7g, além de oferecer uma variedade maior de grãos integrais o que aumenta seu valor nutritivo com maior variedade de vitaminas e minerais, mostrando-se um alimento mais completo. A melhor saída e brincar com a quantidade, podendo alternar 6 colheres de aveia ou 4 colheres de granola para manter o mesmo valor calórico. MOSTARDA OU CATCHUP Ou um ou outro ou ambos.

A diferença calórica é insignificante. Uma colher de sopa de mostarda tem 17kcal enquanto 1 colher de sopa de catchup tem 22.5kcal. A mostarda tem mais gordura do que o catchup – catchup = 0g e mostarda = 1g e o catchup mais carboidrato: 5g contra 1,3 da mostarda. O critério de uso tem mais importância , quando o assunto for gastrite, quando os condimentos devem ser evitados, e neste caso a mostarda é mais prejudicial. RICOTA OU COTTAGE Tanto ricota como Cottage tem menor valor calórico do que os outros tipos de queijo, porém o tipo Cottage tem menos gordura do que o ricota, Cada fatia grossa (1cm) ou 2 colheres de sobremesa fornecem cerca de 45kcal. Atualmente existem nos supermercados tipos mais lights de ricota, sendo às vezes menos calóricos que o próprio cottage. Se o critério na escolha está relacionado à quantidade de colesterol, a melhor escolha é então o Cottage. BARRAS DE CEREAIS OU MAÇÃ A maçã tem açúcar natural – frutose – de baixo índice glicêmico (19g) também contém fibras, e de acordo com os fonoaudiólogos, limpa as cordas vocais, e também para os dentistas, mantém os dentes limpos. Nutricionalmente tem boas doses de vitaminas e minerais. Mas, pode não matar a fome de algumas pessoas, porque aumenta a secreção de sucos gástricos e isto aumenta a sensação de estômago vazio. Já a barra, por conter açúcar de sabor doce – sacarose entre outros, de médio e alto índice glicêmico (16g) pode inibir a fome por até duas horas.

Na dúvida, alterne os dois. Índice glicêmico é a velocidade com que o alimento altera a glicemia sanguínea. WISKY OU CAIPIRINHA Uma dose de wisky tem 120kcal e uma caipirinha com açúcar, 220kcal. Se for uma única dose de whisky, este é melhor do que uma caipirinha de limão com açúcar. Mas se a caipirinha for com adoçante, tem aproximadamente 20 calorias mais do que uma dose de whisky, com a vantagem de fornecer vitamina C do limão. MACARRÃO ALHO E ÓLEO OU MACARRÃO À CARBONARA Um prato raso de macarrão cozido (200g) fornece 218kcal. Para temperá-lo a melhor escolha é o macarrão alho com 418kcal sendo menos calórico em comparação ao carbonara, que possui bacon em sua composição sendo 506kcal o prato. O ideal é um macarrão com molho ao sugo acompanhado de 1 filé sem gordura e uma boa salada tornando a refeição mais equilibrada. O total deste prato é de 420kcal.

PÃO LIGHT OU PÃO INTEGRAL Ambos são ricos em fibras auxiliando na diminuição do colesterol e consequentemente, os riscos de cardiopatias. Cada fatia possui cerca de 1 a 1,5g de fibra alimentar dependendo da marca consumida. Também são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, considerada um antioxidante e um dos principais agentes protetores do coração e das artérias e o trigo é considerado um forte anticancerígeno (Jean Carper, 1995). Para quem quer reduzir as calorias ingeridas a melhor opção é o pão light, que possui um redução de 30% no total de calorias, isto é, de 89kcal a fatia para 59kcal na versão light. CHOPP OU CERVEJA Ambos fornecem 126kcal em 1 copo tulipa (300ml). Possui 3 a 7% de percentual de álcool, comparado a média de 12% dos vinhos e 50% dos destilados. Mas cuidado. O efeito diurético do álcool resulta em uma eliminação de muitas vitaminas e minerais na urina e seu consumo exagerado pode levar ao alcoolismo. MORTADELA OU SALAME 10 fatias de salame (100g) fornecem 297.4 kcal, sendo mais calórico que 6 fatias mortadela (100g) com 277kcal. Porém o salame fornece 6g de proteína à mais. Ambos são muito gordurosos com 21g de gordura na porção do exemplo.

 

Deixe uma resposta