Especial sobre envelhecimento da pele

O processo contínuo de envelhecimento cutâneo vem determinado por dois tipos de influências: o envelhecimento intrínseco…

 

 ENVELHECIMENTO O processo contínuo de envelhecimento cutâneo vem determinado por dois tipos de influências: o envelhecimento intrínseco, que inclui os processos genéticos, e o envelhecimento extrínseco, que inclui o foto envelhecimento e os diversos tipos de envelhecimentos provocados pelo meio ambiente. 1. ENVELHECIMENTO INTRÍNSECO O envelhecimento intrínseco (genético) leva às seguintes alterações estruturais e funcionais da pele idosa (em comparação com a de uma pessoa de aproximadamente 30 anos de idade): . A epiderme se torna mais fina; o estrato córneo é sem dúvida o menos afetado, porém a divisão celular é prejudicada; . A derme também mostra atrofia; a pele feminina, porém, é afetada mais cedo; . A zona de união dermo-epidermal entre ambas é nivelada, de maneira que o relevo entre a derme e a epiderme passe a ser menos pronunciado; . O tecido adiposo subcutâneo (hipoderme) pode tanto atrofiar, como sofrer deslocamento parcial; . A qualidade dos tecidos se altera; as fibras de colágeno se enredam e perdem flexibilidade e poder de retenção de água.

 

. A irrigação sangüínea diminui. . Observam-se alterações pigmentárias, na forma de manchas escuras, por exemplo. . O metabolismo é mais lento. A renovação celular dura de 20 a 36 dias (ao invés de, aproximadamente, 14 dias); . A sudorese diminui porque as glândulas sudoríparas diminuem em tamanho; . A produção da secreção sebácea diminui a partir da meia idade e a pele feminina passa a apresentar um claro déficit desta secreção. Estas são as características mais importantes de uma pele envelhecida, as quais levam aos seguintes efeitos: . A pele torna-se mais fina e perde firmeza e plasticidade; . Com o metabolismo mais lento, os mecanismos de normalização provocados por situações de estresse são retardados (agressões devidas ao sol, calor, mudança de clima, mudança de pH, etc); . O equilíbrio ou fornecimento de lipídeos cutâneo é perturbado, e as situações de ressecamento (desidratação) da pele aumentam de forma dramática. É importante destacar que os graus de envelhecimento diferem nas zonas do corpo. As zonas da pele facial, do colo e das mãos se modificam de forma distinta – devido ao componente adicional do fotoenvelhecimento. Hoje em dia sabe-se que a luz ultravioleta é um fator importante nos processos de envelhecimento.

2. FOTOENVELHECIMENTO – UM DOS FATORES EXTRÍNSECOS A irradiação UV é absorvida – de acordo com a dosagem e o comprimento de onda – pela epiderme e derme, provocando reações de elétrons, formação de radicais livres e o início de processos químicos. São induzidas alterações agudas e crônicas do DNA nas proteínas e nos lipídeos, as quais podem ocasionar danos nas estruturas celulares (membranas) e na função e metabolismo celulares, uma vez esgotados os mecanismos de reparação próprios da pele. A exposição durante anos à luz ultravioleta contribui para um envelhecimento cutâneo prematuro, para a formação de rugas e, especialmente, para a formação de rugas profundas da idade. A conseqüência deste estresse prolongado é a perda da elasticidade e o espessamento da pele. A carga crônica da luz ultravioleta, ainda que sem formação de eritemas, acumula danos pré-cancerosos e até câncer cutâneo. Além da luz ultravioleta, o monóxido de carbono e de nitrogênio, juntamente com fatores intrínsecos, também são responsáveis pela formação de radicais livres. AUSÊNCIA DE OXIGENAÇÃO CELULAR X ENVELHECIMENTO O funcionamento anormal dos vasos linfáticos e sangüíneos causa uma intoxicação nos tecidos circundantes, provocando a morte do tecido (hipóxia endotelial), inflamação, edema e alteração no colágeno, contribuindo para uma mudança irreversível nas paredes dos vasos sangüíneos. A reação inflamatória e o estímulo das células imunológicas são induzidas por esta hipóxia endotelial e pode originar edema nos vasos sangüíneos. Os macrófagos secretam colagenase e radicais livres, os quais alteram a natureza das fibras de colágeno e elastina. Ou seja, muitas vezes a deficiência na drenagem linfática e, consequentemente, na oxigenação celular leva ao envelhecimento da pele. Para evitar que isto aconteça, deve-se;

. Normalizar a estrutura das membranas dos vasos linfáticos e sangüíneos. . Reduzir o edema, o qual, ao bloquear o fluxo dos vasos sangüíneos e linfáticos, provoca uma degradação dos elementos estruturais do tecido conjuntivo. . Promover a drenagem da linfa. O congestionamento dos canais linfáticos prejudica a eliminação das macromoléculas, toxinas, bactérias, lipídeos e peptídeos pela corrente sangüínea; causando citotoxidade, que está particularmente relacionada com a peroxidação dos lipídeos e formação dos radicais livres. MEDIDAS ESTÉTICAS E COSMÉTICAS O uso de produtos cosméticos associado a procedimentos estéticos e massoterápicos auxilia na prevenção e combate do envelhecimento da pele. Se você deseja prevenir o envelhecimento cutâneo, procure utilizar cosméticos que apresentam os seguintes princípios-ativos: • DMAE (Dimetilaminoetanol): Antioxidante. • Matrixyl: Atua como auxiliar no processo de formação de colágeno na derme. • Oligolides (minerais como o Cobre, Zinco, Magnésio e Manganês): nutrem a pele, auxiliando no seu equilíbrio. • Vitamina E: antioxidante. Protege os constituintes celulares contra a oxidação, inibindo a formação de peróxidos lipídicos. • Algas: ação vasodilatadora e estimulante do metabolismo celular. • Açaí: antioxidante, emoliente, hidratante e remineralizante. • Pitanga: antioxidante, anti-radicais livres, remineralizante e hidratante. • Carvão Ativado (Carbono Puro): ação adsorvente, descongestionante, depurativa e quelante, com alto poder de filtragem de impurezas absorvidas pela pele através do meio ambiente. • Argila Branca: absorvente e estimulante. Reequilibra o organismo. • Elastina: Preserva as propriedades biomecânicas do tecido da pele: tônus e elasticidade e previne a flacidez da pele. • Albumina: tensora. Rica em minerais e Vitamina B2. • Colágeno: Hidratante. • Ajidew (PCA-Na): Hidratante e emoliente. Por: Maria de Lourdes Vertuan Farmacêutica-Bioquímica com Qualificação em Cosmetologia Diretora da La Vertuan Cosméticos Fone: (47) 3438-7449 www.lavertuan.com.br Clique no link abaixo e conheça os Produtos Anti-envelhecimento da La Vertuan. www.lavertuan.com.br

Deixe uma resposta