Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos (que utilizam oxigênio) são os que mais

 

Os exercícios aeróbicos (que utilizam oxigênio) são os que mais benefícios trazem ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida. O que são? São exercícios que temos condições de suportar, sem nos sentirmos desconfortáveis ou fatigados, por períodos prolongados. São atividades físicas com predomínio do sistema de produção de energia em que o oxigênio tem participação direta.

 

À medida que se tornam parte da rotina, melhoram o condicionamento físico e fazem o organismo utilizar o oxigênio mais rápida e eficientemente.. Fontes de energia: O organismo humano possui vários sistemas ou fontes de produção de energia para garantir a atividade muscular. Num primeiro momento, por um curto período, há condições dele produzir energia muito rapidamente, sem utilização de glicose, gordura ou produção de ácido lático. Essa fonte, porém, se esgota em 20 segundos. Esse sistema permite a execução de movimentos ou exercícios de grande intensidade com pequena duração.

A segunda possibilidade fornece energia através da utilização da glicose existente no plasma e no glicogênio, ainda sem a participação do oxigênio, mas já com produção de ácido láctico. O resultado é uma quantidade maior de energia por tempo um pouco mais amplo, até 2 minutos. Através de sua utilização podemos executar atividades intensas por um tempo também um pouco maior. A terceira fonte utiliza glicose, gordura e, em pequena proporção, proteínas. Nesse momento são fundamentais a presença e a utilização do oxigênio para a produção de energia, de uma forma mais lenta que nas anteriores, mas em quantidade e duração muito maiores. É essa forma de produção de energia que permite a execução de tarefas utilizando grandes grupos musculares por tempo considerável, sem causar fadiga. Quais são os principais exercícios aeróbicos? · caminhar · nadar · pedalar · patinar · dançar · correr a baixas velocidades (jogging). Fonte: www.fiquelinda.com.br

Deixe uma resposta