Exercícios físicos e gasto de calorias

A capacidade aeróbica de cada pessoa depende de seu

 

AERÓBICO – Tipo de exercício em que predomina a produção de energia pelas vias que utilizam o oxigênio. Em geral são as atividades que envolvem pouca ou moderada intensidade e uma longa duração, como a caminhada e a bicicleta. Nos exercícios contínuos, com duração superior a 20 minutos, as vias aeróbicas tendem a predominar. A capacidade aeróbica de cada pessoa depende de seu condicionamento cardio-pulmonar. BICICLETA – Está cada vez mais difundido o hábito de praticar exercícios através das bicicletas tradicionais ou das chamadas ergométricas, que permitem a utilização do tempo para atividades paralelas (leitura, televisão, etc.). É um tipo de atividade predominantemente aeróbica, quando utilizada uma pequena carga com uma longa duração da atividade. Com cargas mais altas e durações curtas, predomina o trabalho anaeróbico. A musculatura dos membros inferiores é a mais trabalhada.

 

O gasto calórico médio por hora de atividade varia conforme a velocidade e a carga. Nas bicicletas que possuem várias marchas, logicamente o gasto energético é maior quando se utilizam as marchas de maior tração. Em geral a bicicleta ergométrica é mais eficaz que a de passeio, já que permite a manutenção de uma velocidade constante e a regulagem mais adequada da intensidade do esforço. Além disso, a continuidade do trabalho não é prejudicada por condições climáticas adversas. O gasto calórico do ciclismo costuma variar entre 300 e 600 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg. CAMINHADA – Atividade física do tipo aeróbico, muito recomendável para quem necessita perder peso. Apresenta diversas vantagens sobre a corrida, como a de não traumatizar as articulações de quem já está com um excesso de peso. Existem algumas variantes que podem trazer ainda mais benefícios. A caminhada em passos acelerados (chamada em inglês “brisk walking”) produz um gasto maior de energia. A caminhada com pesos nos membros superiores (chamada em inglês “heavy hands”) além de aumentar o gasto energético, trabalha grupamentos musculares adicionais do tronco e dos membros superiores. O peso pode ser utilizado sob a forma de halteres leves, que são carregados nas mãos, ou de caneleiras em torno dos punhos. Tem sido muito praticada nos Estados Unidos. O gasto calórico costuma variar entre 300 e 400 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg. Ver Aeróbico.

GINÁSTICA AERÓBICA – Tipo de ginástica em que predominam os exercícios gerais, que exigem pouca força, repetidos por longos períodos. As de baixo impacto são mais recomendáveis, principalmente para pacientes com algum excesso de peso. O gasto calórico médio é de 400 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg. GINÁSTICA LOCALIZADA – Exercício do tipo misto, aeróbico e anaeróbico. Trabalha grupamentos musculares menores, em relação ao total da massa corporal. O gasto calórico médio é de 400 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg. HIDROGINÁSTICA – Ginástica realizada dentro de piscinas, com predomínio de trabalho aeróbico e elevado consumo calórico.

É muito vantajosa para o obeso, já que as articulações são poupadas da sobrecarga do peso corporal excessivo. O consumo calórico médio é de 450 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg. MUSCULAÇÃO – Tipo de atividade física em que se utilizam pesos livres ou de aparelhos para trabalhar determinados grupamentos musculares com sobrecarga. Normalmente predomina o trabalho anaeróbico. Pode ser mais aeróbica, quando se prolonga a duração dos exercícios e se utilizam pesos mais leves. É um equívoco achar-se que a musculação engorda. Ela pode levar a um ganho de peso em massa magra, que, no transcorrer de um tratamento para emagrecer, poderia produzir a falsa impressão de que este tipo de exercício pudesse estar retardando os resultados do tratamento. O gasto calórico médio é de 400 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg. NATAÇÃO – Esporte predominantemente aeróbico, quando praticado com duração longa e sem muita velocidade. Produz um gasto energético de cerca de 600 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg. Fonte: Emagrecimento.com

Deixe uma resposta