Fibras na alimentação: a dose diária de saúde

Este tipo de fibra aumenta o bolo alimentar no intestino, diminuindo o tempo que as fezes ficam retidas, por isso é recomendada na…

 

As fibras só são encontradas nos vegetais e não são digeridas pelo organismo, pelo menos como as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Trata-se de compostos químicos complexos, sem um processo metabólico definido, mas fundamentais. Conheça as ações das fibras: . Regulam o funcionamento do intestino. . Participam na absorção dos carboidratos. . Alteram a captação de alguns minerais do intestino. . Agem de forma positiva na manutenção dos níveis de colesterol. As fibras se distinguem por suas funções e são classificadas em duas categorias: Fibras solúveis: Se dissolvem em água e incluem a pectina, as gomas e certas hemiceluloses. São encontradas na aveia, maçã, pêssego, mamão, cevada e leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja). Devido à capacidade de absorver água, elas incham durante o processo digestivo aumentando a saciedade, o que é muito bom para quem quer perder ou controlar o peso. Fibras insolúveis: Incluem a celulose, a lignina, muitas hemiceluloses e as melhores fontes são o arroz e o trigo integral, a aveia, o milho, a casca das frutas e os legumes.

 

Este tipo de fibra aumenta o bolo alimentar no intestino, diminuindo o tempo que as fezes ficam retidas, por isso é recomendada na prevenção do câncer. A dose certa de fibras Mesmo sem nenhum problema de saúde e com uma dieta equilibrada é importante incluir fibras na alimentação diária, evitando assim problemas futuros. O ideal é que a alimentação forneça de 20 g a 30 g por dia de fibras. Conheça alguns alimentos que são boas fontes de fibras: – Abacate, Abacaxi, Amêndoa, Amendoim, Banana, Caju, Caqui, Castanha-do-Pará, Goiaba, Laranja, Kiwi, Maracujá, Morango, Nozes, Pêra, Pêssego, Suco de laranja, Uva-passa. – Abóbora, Abobrinha, Acelga, Agrião, Alho-poró, Alface, Batata, Batata-doce, Berinjela, Beterraba, Brócolis,Cebola, Cenoura, Couve, Couve-de-bruxelas, Couve flor, Espinafre cozido, Inhame, Mandioquinha, Milho verde, Pepino, Pimentão, Quiabo, Repolho, Salsão, Soja cozida, Vagem, Tomate. – Arroz integral, Aveia em flocos, Farelo de trigo, Farinha de aveia, Farinha de centeio, Farinha de trigo, Feijão, Farelo de aveia, Pão de aveia, Pão de centeio. Fonte: azeite.com

Deixe uma resposta