Fitoestrogênio e câncer de mama

O que é fitoestrogênio? Fitoestrogênio é um grupo de

 

 

O que é fitoestrogênio? Fitoestrogênio é um grupo de substâncias encontrado nas plantas. “Phyto” é o nome grego para plantas. Elas são chamadas “estrogênio” por que agem como versão mais fraca do estrogênio humano ou o hormônio sexual que controla o ciclo reprodutivo. Quais alimentos contém fitoestrogênio? Alimentos como grãos integrais, ervilhas, feijão, vegetais e frutas contém fitoestrogênio. Soja e alimentos baseados em soja como tofu são uns dos mais ativos alimentos que possuem fitoestrogênio. Outros cereais e sementes também são muito ricos em fitoestrogênio. Qual a relação do fitoestrogênio com o câncer de mama?

 

Comer alimentos que contém fitoestrogênio pode contribuir de certa forma para a redução do risco de câncer de mama. Qual a relação do estrogênio com o câncer de mama? Mulheres que são expostas a altos níveis de estrogênio por toda a vida podem ter um risco maior de contrair o câncer de mama. Por exemplo, câncer de mama é ligeiramente mais comum entre as mulheres que menstruaram mais cedo, tiveram a menopausa tardiamente ou que nunca tiveram filhos. Durante a vida, todas essas condições podem aumentar a exposição da mulher ao estrogênio. Esta descoberta levou os cientistas a questionar outras condições que podem aumentar ou diminuir a exposição da mulher ao estrogênio. – Como pode o fitoestrogêmnio reduzir o risco de câncer de mama? Fitoestrogênio provavelmente atua em diversas maneiras para reduzir o câncer de mama. . Fitoestrogênios são estrogênios mais fracos. Eles têm apenas 1/1000 da atividade estrogênica humana, como estradiol. Estes estrogênios mais fracos podem reduzir a atividade geral de estrogênios, interferindo na atividade do estrogênio humano Fitoestrogênios também interferem em enzimas que são importantes para o crescimento do câncer e aumenta a produção de hormônios que restringe o nível de estrogênio no sangue. Fitoestrogênios podem reduzir o tempo de exposição ao estrogênio aumentando o ciclo menstrual.

Mulheres asiáticas e mulheres ocidentais em pré-menopausa alimentadas com dieta baseada em alimentos de soja tiveram maior ciclo menstrual. Maior ciclo menstrual, em toda a vida significa menor exposição ao estrogênio, no total. – Quais as evidências de que o fitoestrogênio protege contra o câncer de mama? Mulheres japonesas que comem uma dieta tradicional com muita soja e mulheres ocidentais que comem apenas vegetais excretam mais estrogênio pela urina e têm menor nível de estrogênio no sangue que outras mulheres que comem dietas ocidentais. Quando as mulheres asiáticas migram para países ocidentais, seus índices de câncer de mama tornam-se mais parecidos com os das mulheres ocidentais. Muitos, mas não todos os estudos mostram que são reduzidos os índices de câncer de mama entre as mulheres que se alimentam com muito fitoestrogênio.

Por exemplo, um estudo recente entre as mulheres chinesas em pré-menopausa mostrou que mulheres chinesas que tinham dieta com muita soja tiveram 50% menos risco de contrair câncer de mama. No entanto, não houve um grande efeito no alto consumo de soja entre as mulheres na pós-menopausa, segundo este estudo. Em estudos com animais, o consumo de fitoestrogênio, através da proteína de soja reduziu o crscimento de tumores de seio. – Existe algum problema em ingerir muitos alimentos ricos fitoestrogênio? Recentemente, em um pequeno estudo piloto, cientistas observaram um aumento nas células da mama de algumas mulheres que tomam complemento de proteína de soja. Ainda não se sabe se essa descoberta vai ser confirmada em maiores estudos ou qual impacto essas mudanças teriam no risco de câncer de mama. Todos os estudos sugerem, no entanto, que muitas questões ainda devem ser respondidas em relação aos fitoestrogênios Pode-se ter a idéia de que os efeitos biológicos do fitoestrogênio dependem muito to momento de vida da mulher. Estes estudos também sugerem que existe um limite para a quantidade de fitoestrogênio que seria benéfico e especialmente que é prematuro para qualquer mulher, especialmente gestantes, tomar suplementos de fitoestrogênio, até que possamos saber mais sobre o assunto. – Mas, as frutas, vegetais e grãos não têm também outros benefícios? Alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais contém anti-oxidantes tais como betacaroteno e vitamina C, assim como fibras. Eles são também usualmente pouco gordurosos. Alimentos com essas características têm sido associados à redução do câncer de mama. A questão é que existem benefícios para a saúde em alimentar-se com frutas, vegetais e grãos integrais. Enquanto os cientistas continuam estudando sobre os fitoestrogênios, o melhor conselho é comer muitos vegetais, assim como feijões, frutas, grãos integrais e tofu. Escrito por Carol M. Devine, Ph.D., R.D. Division of Nutritional Sciences and Education Project Leader Cornell University Program on Breast Cancer and Environmental Risk Factors in New York State (BCERF) Tradução: Denise Arcoverde Fonte: http://www.cancerdemama.org.br/fito.htm

a

Deixe uma resposta