fbpx

Herpes Genital

Tenho herpes genital. Vou passar para o bebê?

A maior parte das mulheres com herpes genital dá à luz bebês saudáveis. Mas, caso você esteja com uma manifestação de herpes genital no momento do parto, há um risco de seu filho pegar a infecção durante o trabalho de parto e o parto em si. Se isso acontecer, as consequências em alguns casos podem ser muito graves, inclusive fatais.

Por esse motivo, é muito importante informar a seu médico se você ou seu parceiro já tiveram alguma manifestação de herpes genital ou se você acha que tem algum sintoma. Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa, mas costumam ser mais graves seguindo-se ao contágio, pois você ainda não tem anticorpos para combater o vírus. Nessas ocasiões, além de coceira, ardor e lesões na área genital, sintomas de gripe podem aparecer, como febre, dor de cabeça e dores musculares. Algumas grávidas chegam a precisar de tratamento intravenoso com um antiviral chamado aciclovir.

Como se pega herpes genital?

O vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2) geralmente provoca herpes genital, que pode se manifestar na forma de bolhas ou lesões nos órgãos genitais masculino e feminino. Se você nunca teve herpes genital, é considerada então suscetível e pode contrair o vírus se mantiver relações sexuais com um parceiro que esteja contagioso.

A transmissão também é possível caso seu parceiro tenha herpes na boca e faça sexo oral em você. Até um terço dos casos de herpes genital é causado pelo vírus tipo 1, transmitido através do sexo oral.

Embora a contaminação por via sexual seja a mais comum, ela não é a única — há registros de mulheres virgens que têm herpes genital.

Uma vez que você contraia o vírus, ele se instala em um conjunto de nervos perto da espinha para sempre e pode voltar a aparecer a qualquer momento. Algumas pessoas têm manifestações de herpes com frequência, outras bem raramente.

Escrito para o BabyCenter Brasil

Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/infeccoes/herpes-genital/

Comentários

Deixe um comentário