Importância do leite nas fases da vida

Sendo o leite a melhor fonte de cálcio, elemento essencial para a formação dos ossos e dos dentes. A ingestão diária de 3 a 4 copos de leite garante o…

 

Fase de 1 a 6 anos Nessa fase recomenda-se a ingestão diária de 3 a 4 copos de leite. Sendo o leite a melhor fonte de cálcio, elemento essencial para a formação dos ossos e dos dentes. A ingestão diária de 3 a 4 copos de leite garante o fornecimento de 80% a 100% das necessidades desse mineral. FASE ESCOLAR A fase escolar inicia-se no fim do sexto ano e termina quando a criança entra na puberdade. Nesse período ela tem um ritmo de crescimento menos acelerado, quando comparado com os primeiros anos, mas continua precisando de uma alimentação equilibrada e variada. Nessa fase a criança aceita maior diversificação na dieta. O escolar necessita de uma ingestão de 3 a 4 copos de leite, ou se equivale, diariamente, para suprir suas necessidades de cálcio. Uma boa opção são os leites aromatizados e os achocolatados em caixinha longa vida, que além de nutritivos, não necessitam de refrigeração.

O leite desnatado só são indicados para os escolares se a família tem historia de obesidade e doenças cardiovasculares. Caso contrário, recomenda-se o leite integral, por fornecer mais energia e vitaminas A e D. ADOLESCÊNCIA É nessa fase que o jovem apresenta o estirão – período de crescimento muito rápido, no qual ele cresce mais ou menos 10 centímetros em um ano. Nessa fase, os adolescentes precisam de uma boa alimentação, pois crescer implica maior gasto de energia. O adolescente precisa de uma ingestão diária de 5 copos de leite, ou seu equivalente, para atender às suas necessidades de cálcio. Opções são os iogurtes e queijos. Uma boa sugestão é colocar leite no preparo de pratos servidos no almoço e no jantar. FASE ADULTA É uma fase importante para a formação da massa óssea, que chega ao seu ponto máximo entre 25 e 30 anos. Para que os ossos tenham uma boa estrutura, é preciso fornecer ao organismo doses duplas adequadas de cálcio.

Mas, mesmo depois que os ossos já estão formados, o cálcio deve continuar presente, para diminuir a possibilidade de desenvolvimento de osteoporose. Essa é uma doença que deixa os ossos porosos, menos densos e mais frágeis – sujeitos a um maior risco de fraturas, além de causar muita dor. Para atender à demanda de cálcio, o adulto deve consumir todos os dias 5 copos de leite, ou o seu equivalente, sendo o mais indicado o leite desnatado. A razão disso é a presença de gordura de origem animal no leite integral, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, causa de expressiva mortalidade nessa faixa etária. Existem três alternativas para melhorar a ingestão de cálcio. A primeira é o leite desnatado enriquecido com cálcio, o que pode diminuir a dose diária necessária de leite. A segunda é a inclusão de iogurtes desnatados ou queijos com menos gordura na alimentação diária. A terceira é cozinhar usando leite.

Como última alternativa, se tudo isso não for suficiente, restam os suplementos medicamentos de cálcio. FASE PÓS-MENOPAUSA Nessa etapa da vida das mulheres, a estrutura óssea é mais frágil, pois o cálcio sai do osso com maior facilidade e o risco de desenvolver osteoporose é bem maior. A melhor maneira de evitá-la é consumir quantidades adequadas de cálcio desde a infância. As mulheres que não fazem reposição hormonal precisam do equivalente a pelo menos 6 copos de leite diariamente para suprira necessidade de cálcio do organismo. Caso a mulher prefira o enriquecido com cálcio, o número de copos diminui. Outras maneiras de conseguir o cálcio necessário são os iogurtes desnatados, os queijos com pouca gordura e cozinhas usando leite. IDOSOS Homens e mulheres com mais de 65 anos precisam de uma dose elevada de cálcio. Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente a 6 copos de leite, de preferência, desnatado. Essa quantidade pode causar incômodos gastrointestinais e, nesse caso, o leite com baixa lactose é uma boa indicação. Uma sugestão é substituir a água no preparo de arroz integral (porção de arroz e quatro de leite). Assim, numa só receita, é possível ingerir leite (cálcio) e fibras, tão importantes para o funcionamento do organismo. Fonte: Leitbom

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