Levando o bebê para casa

Primeiros cuidados 1. Alimentação do bebê . Apenas leite materno livre demanda. . Não se preocupe com o volume do leite

 

Primeiros cuidados 1. Alimentação do bebê . Apenas leite materno livre demanda. . Não se preocupe com o volume do leite. Quando mais o bebê sugar, mais leite a mãe irá produzir. . A produção de leite aumenta, significativamente, após 72 horas do parto. Enquanto isso não ocorre, pode ser que o intervalo entre as mamadas seja mais curto. 2. Alimentação da mamãe .Tomar bastante líquido, no mínimo 2 litros por dia. . Evitar doces, frituras e refrigerantes. . Não usar adoçantes, até o resultado do teste do pezinho. . Evite frutas ácidas. . Limite o consumo de leite até 2 copos por dia. . Evite bebidas estimulantes. Café, chá preto, chá mate, chimarrão. 3. Cuidados com o Coto Umbilical . Não tenha medo do umbigo. Ele não dói. . Lavar normalmente durante o banho. . Secar bem na base do umbigo, com haste de algodão flexível (tipo “cotonete”). . Não precisa usar nada, ou apenas álcool a 70%. . Não abafar o umbigo, com objetos como faixas, gases ou moedas. . Em torno de 7 a 10 dias ocorre a queda do coto umbilical.

 

Após a queda pode ficar uma “carninha” chamada de granuloma. Leve ao pediatra. Pode ser necessário fazer uma pequena cauterização, que é indolor ao bebê. . Dois dias antes de cair o coto umbilical, é normal que ocorra pequeno sangramento, que pode permanecer até 2 dias após a queda do coto. 4. Higiene e banho do bebê . Use sabonete neutro. Ex.: Glicerina . Não usar shampoo. . A cada troca de fralda, lave a região com água corrente ou algodão molhado. Enxugue após, sem esfregar (com pano macio) e aplique pomada preventiva de assaduras. . Durante o primeiro mês, evite o uso de lenços umedecidos, loções de higiene… (prático para bolsa de sair). .

Não utilize perfumes, nem qualquer tipo de talco. 5. Cuidados com a mama da mamãe, para evitar fissuras . Passe um pouco do seu leite ao redor do mamilo e a aréola, antes e após as mamadas. . Aplique pomada de própolis após as mamadas. Não precisa lavar para tirar o excesso. . Se possível, tome sol mais ou menos uns 15 minutos durante a manhã da região mamária. . Atenção à pega do bebê ao seio. A pega correta é o maior protetor contra fissuras mamárias. 6. Eliminações Fisiológicas . As primeiras evacuações são bastante negras. É o chamado mecônio que será eliminado nos primeiros 2 ou 3 dias. Depois disso as fezes tomam consistência mais ou menos pastosa e coloração amarelada. . O bebê que só é alimentado com leite materno poderá evacuar a cada amamentação, como também poderá ficar até vários dias (de 5 a 7) sem evacuar, sendo esta condição totalmente normal. .

A quantidade de urina do bebê é proporcional ao aleitamento. Portanto, se o bebê fizer pouco xixi pode ser que ele esteja mamando pouco. Esse é um bom parâmetro. Quanto mais xixi e mais clarinho for, melhor. . Nas meninas é normal nos primeiros dias a eliminação vaginal de um líquido clarinho, muco e, as vezes, até um sangramento semelhante à menstruação. 7. Lembretes . Movimentar os membros inferiores do bebê (imitando pedalar), facilitando a eliminação de gases, diminuindo a possibilidade de cólicas. . A primeira consulta do bebê deverá ser agendada em torno de 7 a 10 dias de vida. . Até a primeira consulta evite saídas com o bebê. Este é um período de adaptação entre a mamãe e a criança. . Mamãe, aproveite para descansar enquanto seu bebê estiver dormindo. Nos primeiros dias, respeite os horários do seu bebê. . Não esqueça de fazer o teste do pezinho e teste da orelhinha. . Não se preocupe com espirros soluços. São ocorrências normais no primeiro mês de vida. Fonte: www.doutoraanapaula.med.br

Deixe uma resposta