fbpx

Medicina Indiana (ayurveda)

O que é Medicina Indiana? A tradicional medicina indiana é também conhecida como Ayurveda, que significa “ciência da vida”; esta palavra origina-se de duas raízes sânscritas: ayus, significando “vida”, e veda, significando “sabedoria” ou “ciência. É considerada como a mais antiga ciência da saúde, sendo frequentemente lembrada como “mãe de toda a saúde” já que a partir dela muitas outras formas de medicina emergiram. O Ayurveda ensina que o homem é um universo dentro de si mesmo, composto de corpo, mente e espírito, e que seu estado de saúde reflete a harmonia dinâmica entre estes três fatores. Representa a simples e prática ciência da vida. É um sistema aplicável universalmente a todos que buscam paz e harmonia interiores. 

Para entendê-la, é preciso deixar de lado os conceitos da medicina ocidental de saúde, doença e cura. Esqueça as especialidades médicas e o uso isolado de remédios. O foco do ayurveda não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma – e olha que a ciência tradicional já colheu evidências de alguns dos seus benefícios. O propósito desse sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim seria possível estar realmente saudável – e feliz.

O método na prática

Alimentação

Recomenda-se ingerir alimentos produzidos em sua região seguindo a estação do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em conta o dosha, perfil baseado em determinadas características de cada indivíduo: pessoas pitta, por exemplo, precisam maneirar nos sabores picantes, que acentuam o fogo.

Terapias

Cromoterapia, aromaterapia, meditação com repetição de mantras… Tudo isso também é contemplado pelo ayurveda. São práticas que, para além do corpo físico, trabalham com a energia sutil e o propósito de vida.

Plantas medicinais

A fitoterapia é um pilar importante de medicinas orientais como a ayurvédica e a chinesa. Em geral, são usadas ervas e raízes cujas propriedades aparecem em compêndios antigos. Hoje a utilização vem no formato de chás, xaropes e cápsulas.

Massagem

São várias as técnicas. De um modo geral, elas aumentam a circulação dos fluidos vitais, facilitam a eliminação de toxinas e nutrem os tecidos do corpo. Podem ser feitas com óleo (bastante!) ou pós de ervas.

Purificações

Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam ama, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.

Ioga

Ioga e ayurveda caminham juntas – ambas estão entre as principais filosofias indianas. A prática de meditação, respiração e posturas é recomendada como parte de uma rotina saudável.

A história da medicina ayurvédica

3 mil a.C.

Vêm da civilização do Vale do Indo, na Índia, as primeiras referências ao que seria a base do ayurveda. Conhecimentos dessa época se somaram à tradição oral dos Vedas, escrituras sagradas.

2 a.C. – 8 d.C.

Datam desse período os três tratados que condensam o sistema ayurvédico: Caraka Samhita, Susruta Samhita e Astanga Hridayam, o último escrito séculos mais tarde que os outros.

16 d.C.

Após guerras e tentativas de destruição, a ciência indiana é resgatada pelo imperador mongol Akbar, que ordenou sua compilação e permitiu que ela fosse preservada.

Descubra o seu dosha

Pitta (fogo e água)

Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos. Pitta se caracteriza pelo que é quente, líquido, azedo e oleoso.

Vata (espaço e ar)

São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro.

Kapha (terra e água)

Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado.

Fontes: Erick Schulz, terapeuta e diretor do Instituto Naradeva Shala (SP); Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda (RJ); “Ayurveda – a medicina clássica indiana”, de Cesar Deveza (Revista de Medicina, USP, 2013).

Comentários

Deixe um comentário