Menopausa: alimentos que amenizam os sintomas

Quando os hormônios sexuais passam a ser produzidos em menor quantidade, afloram medos e inseguranças.

Após a menopausa ocorre diminuição fisiológica da energia dos rins que é responsável pelo crescimento, desenvolvimento, dinamismo e sexualidade. Há diminuição da força do cabelo, enfraquecimento ósseo e auditivo. Com a diminuição dos estrogênios diminui o tônus muscular. Para amenizar esta queda energética, estão indicados alimentos que tonifiquem a energia vital, ricos em vitaminas, cálcio e outros minerais que minimizam ou retardam o envelhecimento e a osteoporose.

Devem-se priorizar alimentos frescos, em suas formas de brotos. ALIMENTOS INDICADOS Brotos de feijão, alfafa e bambu, cogumelos, shitake, bardana, castanhas, nozes, gergelim, germe de trigo, queijo fresco, pêssego, framboesa, amora, morango, nêspera, laranja, lima-da-pérsia, cereja, uva, figo, uva-passa, pêra, suco de pêra ou de abacaxi com hortelã, galinha, camarão, ostra, salmão, atum fresco, bacalhau fresco, sardinha, peru, trigo integral, arroz integral, arroz selvagem, milho, aveia, centeio, tofu, missô, azeite extra-virgem, azeitonas, algas marinhas, semente de girassol, semente de abóbora, iogurte, coalhada, inhame, aipim, cenoura, batata-baroa, damasco, chá de marapuama, chá de cavalinha. ALIMENTOS A EVITAR OU LIMITAR Açúcar, doces, gorduras animais, frituras, maionese, cremes, café, mate, chá-preto, refrigerantes tipo cola, guaraná em pó. A ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros devem ser evitados. CONSELHOS ÚTEIS · Praticar uma atividade física diária. Uma pequena caminhada, dança, yoga, tai-chi-chuan, ginástica leve ou anti-ginástica. Mexer-se todos os dias para não deixar a energia estagnar.

Não praticar corrida e nem ginástica de alto impacto dos pés no chão, para evitar o impacto da gravidade e queda das linhas do rosto e envelhecimento precoce. · Trabalhe se possível com algo que lhe dê prazer e possibilidade realizadora. · O sol deve ser diário, 20 a 30 minutos, todas as manhãs. Sol é vida, energia Yang, fogo. Evite apenas a longa exposição e o sol do meio-dia, para impedir o surgimento de manchas, rugas e câncer de pele. · Procure cercar-se de pessoas mais jovens. · Suplementação nutricional como L arginina, L ornitina, L lisina, L glicina, L cistina ajudam no tônus muscular e dão força ao cabelo e às unhas. Vitamina C, vitamina E, zinco e selênio agem como antioxidantes, evitando degenerações (visuais, auditivas) e câncer.

Cálcio, magnésio e vitamina D são importantes para assegurar uma boa ingestão destes alimentos e evitar osteoporose. Ginko Biloba, coeq 10, rutina, castanha-da-índia melhoram a memória, facilitam o retorno venoso, diminuem a sensação de peso nas pernas e previnem varizes. Extrato de algas marinhas é rico em aminoácidos e minerais e também pode ser indicado. A suplementação nutricional deve ser feita sob orientação médica. · Namorar estimula a vida e a fabricação de hormônios. Dr.João Curvo

Deixe uma resposta