Métodos indicados para um emagrecimento natural

Para quem quer perder peso sem recorrer a medicamentos, pode fazer uso de ervas e fazer a associação das mesmas, para obter um resultado mais satisfatório.

Cada planta tem uma ação diferente, e por isso, para cada caso, pode-se fazer associações de acordo com a necessidade, e assim, obter um tratamento personalizado.

Partimos do princípio de que cada organismo reage de forma diferente para qualquer tipo de tratamento, seja ele homeopático, fitoterápico ou alopático. Quantas pessoas já não tiveram a experiência ou conheceram alguém que ao tomar um simples medicamento para dor de cabeça, não conseguiram obter a melhora? Ou ficaram agitadas ao tomar um calmante? Assim é o nosso organismo, que apesar da grande maioria obter o resultado esperado, pode chegar até a um resultado antagônico.

Para se obter um tratamento personalizado, cada um deve conhecer a princípio, a causa de seu próprio desequilíbrio. No caso da obesidade, podemos listar uma série de fatores agindo separadamente ou em conjunto, como a ansiedade, a fome compulsiva, retenção hídrica, prisão de ventre, metabolismo lento, queda hormonal, depressão, alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos, tensão pré-menstrual, estresse, etc.

Vou listar aqui algumas plantas que podem ajudar no regime de emagrecimento, com as principais indicações, para que se possa escolher o melhor tratamento para cada pessoa.

CARALLUMA FIMBRIATA

Planta com ação supressora do apetite, além de auxiliar na queima de gorduras. Melhora disposição e não apresenta efeitos colaterais. Na Índia, a CARALLUMA, um cactus suculento e comestível que pertence à família Asclepiadaceae é também conhecido como um alimento para fome e supressor
do apetite e da sede entre as populações tribais. Ele cresce de forma selvagem por toda a Índia e é também plantado como arbusto ao longo de rodovias e como divisa de jardins. Os nativos indianos têm incluído este cactus suculento e comestível em suas dietas ao longo dos séculos, com a alegação folclórica a respeito da sua atividade supressora do apetite. Tem propriedades, usos e ação semelhante ao Hoodia Gordoni.
Até 1.000mg de Caralluma fimbriata 20:1 pode ser ingerido ao dia e preferencialmente dividido em duas ou mais tomadas. Pode ser associado a outros ativos naturais e fitoterápicos indicados para perda de
peso, ganho de massa magra ou mesmo suporte energético.

FASEOLAMINA (Phaseolus vulgaris)

Ao contrário dos antigos produtos para perda de peso, que continham cafeína ou anfetamina e produziam efeitos colaterais indesejáveis, a FASEOLAMINA atua de forma diferente. Ligando-se à enzima alfa-amilase, inibe a digestão do amido(que contribui aproximadamente com um terço do total de calorias ingeridas), que desta forma não é absorvido deixando de adicionar calorias à dieta. Cada grama de faseolamina neutraliza 2.250 calorias de amido, in vitro. Além de diminuir a absorção de amido, a Faseolamina elimina a glicose rapidamente e auxilia na perda de gorduras.

LARANJA AMARGA (Citrus aurantium)

Citrus aurantium trata-se de uma planta originária da Ásia, cujo extrato é rico em Sinefrina.
A Sinefrina e os outros alcalóides encontrados no CITRUS ARANTIUM são agentes adrenérgicos que estimulam a lipólise e aumentam o metabolismo basal através do estímulo da termogênese (transformação de gorduras em energia). O citrus arantium é muito importante para o tratamento da obesidade, pois a queima de calorias é um processo metabólico natural do nosso organismo, porém, este processo torna-se prejudicado quando as pessoas envelhecem ou acumulam grande quantidade de gorduras. Nesse caso a sinefrina contida no Citrus aurantium inicia o processo da termogênese, aumenta a lipólise e aumenta a massa muscular magra. Citrus aurantium é indicado para melhorar a queima de gordura e a performance física durante exercícios aeróbicos através da liberação de energia de reservas de gordura. O extrato de Citrus aurantium é indicado em dietas de emagrecimento e para a prática de exercícios físicos como energético.

LIPPIA ALBA

A LIPPIA ALBA é uma planta originária da América do Sul e é muito indicada para cólica ( dor de barriga ), como antiespasmódico e estomáquico, diminui gases, diminui problemas de insônia, é calmante, ansiolítico, sedativo e antidepressivo suave,  alivia os efeitos da pressão alta ( faz baixar a pressão ) e asma. Coadjuvante na TPM e palpitações de origem nervosa.
Por esse efeito calmante e ansiolítico, pode ser usado como coadjuvante no regime de emagrecimento, principalmente nos casos em que a pessoa se alimenta compulsivamente, mesmo sem sentir fome.

CARQUEJA (Baccharis trimera)

A carqueja é uma planta nativa da América do Sul, e muito utilizada no Brasil para problemas de má digestão, cálculos biliares e como protetor hepático. Além dessas indicações, a CARQUEJA pode ser associada a regimes de emagrecimento, pois possui ação diurética, diminuindo a retenção de líquidos e consequentemente auxiliando na perda de peso, além de acelerar a digestão.

CÁSCARA SAGRADA E SENE (Rhamnus purshiana e Cassia angustifolia)

São plantas de espécies diferentes, mas possuem a mesma ação laxativa. Podem ser usadas juntas e em associação com outras plantas, como a Carqueja e o Maracujá. Por apresentarem ação laxativa, essas plantas são indicadas em casos de prisão de ventre.
A prisão de ventre é uma das principais causas da obesidade, pois quanto mais tempo o organismo demora para excretar, tanto maior é a absorção dos nutrientes. O agravante é que se a excreção não ocorre em 24 horas, esses alimentos passam a produzir as toxinas, causando irritação, problemas de pele, aumento de peso, além de outros. É claro que a princípio, o funcionamento intestinal deve ser controlado através da alimentação, e essas plantas podem ser utilizadas somente durante o tratamento de emagrecimento ou conforme orientação de um profissional da área.

MARACUJÁ (Passiflora edulis)

Planta originária do Brasil, muito utilizada para problemas de insônia, agitação, nervosismo e ansiedade. Por se tratar de uma planta ansiolítica, assim como a Lippia alba, ela pode ser recomendada nos tratamentos de emagrecimento, nos casos de fome compulsiva causadas pelo estresse. Há casos em que a pessoa passa por problemas e não sente fome, começa a emagrecer e fica fraca, chegando às vezes à desnutrição e doenças. Mas há uma grande parcela que em situações de estresse e problemas, passa a comer compulsivamente. Nesses casos ela pode tomar o MARACUJÁ, e se tiver fome mesmo, pode tomar a Caralluma, além de outras para as demais finalidades.

GOTU KOLA (Centella asiatica)

A CENTELLA é uma planta originária da Índia e outras regiões da Ásia, muito utilizada para controlar problemas de celulites e gordura localizada, por isso é indicada para auxiliar nos regimes de emagrecimento.
Os constituintes da fração triterpênica da centella atuam normalizando a produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, promovendo o restabelecimento de uma trama normal e flexível e consequente “desencarceramento” das células adiposas, permitindo a liberação de gordura localizada graças a possibilidade de penetração das enzimas lipolíticas. Proporciona, portanto, a normalização das trocas metabólicas entre a corrente sanguínea e as células do tecido adiposo. Esta função é ainda auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno, que combate os processos degenerativos do tecido venoso. Também controla a fixação da Prolina e Alanina, elementos fundamentais na formação do colágeno. Pode ser associada ao Ginkgo biloba, para melhorar o processo da diminuição de medidas.

GINKGO BILOBA

O CHÁ VERDE, CHÁ VERMELHO E CHÁ BRANCO são plantas de origem asiática, muito consumida no Japão. Este deve ser consumido diariamente, de preferência junto às refeições, pois possui ação digestiva, carminativa, estimulante, antioxidante, diurética e preventiva de vários tipos de tumores malignos. Por sua ação antioxidante, evita o envelhecimento precoce e o surgimento de células cancerosas. Recentemente alguns laboratórios vêm divulgando as qualidades terapêuticas do chá verde para emagrecimento, apresentando ao mercado extratos e cápsulas, por sua ação diurética, digestiva, hipoglicemiante e estimulante, principalmente para quem pratica exercícios físicos.

FUCUS (Fuccus vesiculosus)

O FUCUS é uma alga indicada para regime de emagrecimento, pois em sua composição existe uma quantidade significativa de Iodo, elemento que ajuda a acelerar o metabolismo. Além dessa ação, o Fucus possui a propriedade de expandir e formar um gel, na presença de água. Por isso, se ingerido com bastante água antes das refeições, ajuda a diminuir a fome. Pode ser associado a outras plantas para um melhor resultado. Não é indicado para pessoas com hipertensão arterial ou pessoas alérgicas ao iodo.

Todas essas ervas você pode encontrar facilmente no site www.OficinaDeErvas.com.br.
A Oficina de Ervas é uma Farmácia de Manipulação de Ribeirão Preto SP, há mais de 10 anos trabalhando com fitoterápicos, seguindo os padrões de qualidade e normas da ANVISA. Nosso objetivo é oferecer à população, fitoterápicos de qualidade, informação e possibilidade de uma vida mais saudável e feliz.

Responsável: Eliza Tomoe Harada

 

 

Deixe uma resposta