Movimente o corpo – é sua saúde que está em jogo!

 Você tem o sono agitado? Sente dores nas costas e nas

 

Você tem o sono agitado? Sente dores nas costas e nas articulações? Não agüenta caminhar por muito tempo e tem falta de ar quando faz qualquer esforço físico? Então fique sabendo que estes são os principais sintomas de quem leva uma vida sedentária. A falta de exercícios físicos pode provocar, ainda, flacidez muscular e, principalmente, problemas do coração. “O sedentarismo favorece a obesidade, o stress e a elevação de colesterol no sangue. Quem não pratica nenhum tipo de esporte, queima menos calorias e tem mais chances de ter as artérias entupidas de gordura.

 

Isso pode resultar num infarto”, alerta Dr. Wanderley Cadamuro, cardiologista do Instituto de Medicina e Cirurgia de Maringá-PR. ORIENTAÇÃO Um estudo feito pelo Center Cooper, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas andam quatro vezes por semana, durante trinta minutos, reduzem em 6% o risco de desenvolver doenças do coração. Mas é bom lembrar, que embora esteja comprovada a eficácia dos exercícios , qualquer atividade do gênero deve ter a orientação de um profissional. “Quem faz uma caminhada irregular, diariamente, como não usar um tênis adequado, pode apresentar problemas nos tendões e nas articulações e na coluna”, afirma Roseli Teixeira, professora de Educação Física e mestre em Educação Motora pela Universidade Metodista de Piracicaba. As pessoas que têm uma mini-academia em casa e fazem exercícios sem acompanhamento são as que mais sofrem com dores na coluna. “Muitas não dão importância para a postura”, diz Roseli. O ideal antes de fazer qualquer esporte é passar por uma avaliação médica. As atividades físicas estão intimamente ligadas à circulação sangüínea. Quando a circulação é ativada aumentam os ritmos cardíacos.

“É necessário passar por testes de esforço e de resistência, que são feitos por cardiologistas”, reforça Dr. Wanderley Cadamuro. Feita a avaliação médica você pode escolher a atividade física de que mais gostar. Quem quiser perder peso e aumentar a resistência pode abusar dos exercícios aeróbicos como corrida, natação, ciclismo e ginástica aeróbica. Quem preferir ganhar massa muscular deve fazer musculação ou levantamento de peso. Mas o Dr. Wanderley Cadamuro alerta que estas duas atividade não trazem nenhum benefício para o coração porque são exercícios anaeróbicos. Já para combater o stress tente exercícios com movimento mais leves como yoga, tai chi chuan ou, ainda, a tradicional caminhada.

Se, definitivamente, você não gosta de fazer exercícios, mas está preocupado com a sua saúde tente atividades que nem de longe lembram ginástica: dança, montaria , patinação ou um gostoso passeio de bicicleta são algumas delas. VÁ COM CALMA Também dá para queimar algumas calorias com pequenos esforços no dia-a-dia. Deixe o carro na garagem e vá a pé para o trabalho. No escritório ou em casa suba e desça as escadas em vez de tomar o elevador. Se tiver que executar tarefas domésticas, não sofra e se anime: varrer, lavar louça e trocar roupa de cama podem queimar até duzentas calorias por dia. Agora não pense combater uma vida inteira de sedentarismo com duas idas à academia ou com algumas voltas no quarteirão. Lembre-se: “Devagar e sempre”. Não vai adiantar avaliação física, nem acompanhamento se você abusar do próprio organismo.

Fonte: WebMédicos   

Deixe uma resposta