Mundanças de hábito podem nos livrar do intestino preguiçoso

O corre-corre do dia a dia, inúmeros afazeres da rotina feminina, alimentação desequilibrada, ausência de atividades físicas, aliados ao stress físico e mental podem desencadear várias respostas em seu organismo. Uma delas é a constipação intestinal.

O termo constipação intestinal, conhecido também como prisão de ventre, se refere a condição irregular do ritmo intestinal, e fezes ressecadas e endurecidas, difíceis de eliminar e com frequência menor que três evacuações por semana.

A constipação intestinal pode ser causada por:

– Ingestão inadequada de fibras ou líquidos;

– Stress físico e emocional;

– Gravidez;

– Obesidade;

– Falta de exercícios físicos;

– Efeito colateral de alguma medicação;

– Outros problemas médicos associados.

Com algumas mudanças de hábito é possível livrarmos desse mal. Gradualmente adicione alguns alimentos considerados “laxativos” em sua dieta, estes alimentos são ricos em fibras, como vegetais crus, grãos, laranja com bagaço, ameixa, e outros. Aumente a ingestão de líquidos, água, sopas, sucos, etc.

Alimente-se em horários regulares e crie um horário de ir ao banheiro, de preferência, após alguma refeição. Mastigue bem os alimentos e pratique atividades físicas. Quando tiver vontade de ir ao banheiro, não segure. Existem no mercado vários produtos naturais que podem, em conjunto com as medidas descritas acima, ajudar seu intestino a funcionar regularmente. Se essas medidas forem adotadas e seu ritmo intestinal não apresentar regularização, procure um médico.

Deixe uma resposta