Não confunda emagrecimento com perda de peso!

Qual seria a diferença entre estes termos tão

 

 

Qual seria a diferença entre estes termos tão utilizados atualmente? Emagrecer significa reduzir o volume de gordura das células adiposas do corpo. Perder peso é a redução da massa corporal total verificada por meio de balança. A perda de peso relaciona-se com a perda de gordura corporal, além de outros tecidos. O emagrecimento verifica-se por meio de checagem com equipamentos e técnicas especiais, como exemplo da medição da dobra cutânea. Podemos emagrecer sem perder peso, se estivermos ao mesmo tempo ganhando em massa muscular.

 

O que ocorre é a perda de massa corporal gordurosa com pouco ou nenhuma perda de peso corporal total. Ocorre também de pessoas com o peso corporal dentro dos padrões do IMC (Índice de Massa Corpórea), estarem com percentuais de gordura extremamente elevados. Ou ainda o oposto: pessoas com peso corporal total acima dos padrões do IMC, com elevada massa muscular e baixo nível de gordura, ou seja, magros e pesados.

O importante, é que não devemos classificar nenhum indivíduo como necessitando de perder peso, antes de estarmos com os devidos resultados de testes específicos padronizados. Jamais se esqueça que o importante é levar um estilo de vida mais ativo e constante. Hábitos saudáveis valem mais que qualquer outra medida, mesmo que eficiente para se ter num passe de mágica, o corpo perfeito. Fonte: nultra

Deixe uma resposta