Nutrição e obesidade

Caloria é energia. Pode ser tanto a energia contida nos alimentos como a energia gasta quando se realiza alguma atividade física…

 

Como saber que estou acima do peso ideal?  Existe um valor que se chama índice de massa corporal que é obtido dividindo-se o peso corporal pela altura ao quadrado – IMC= Kg/m². Se o resultado for maior que 25 você está acima do seu peso ideal. O QUE PODE LEVAR UMA PESSOA FICAR OBESA? A obesidade é uma doença multifatorial que envolve aspectos demográficos, culturais, comportamentais, biológicos, genéticos e psicológicos. Por isso é importante consultar um médico para diagnosticar a causa do excesso de peso e então iniciar seu tratamento. QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS EXISTENTES PARA A OBESIDADE? . Plano Alimentar . Educação Nutricional . Atividade Física . Medicamentos . Tratamento Psicológico . Cirurgia Bariátrica . Balão Intragástrico O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA?

 

É aquela constituída de todos os nutrientes existentes na natureza: açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água. O QUE SÃO CALORIAS? Caloria é energia. Pode ser tanto a energia contida nos alimentos como a energia gasta quando se realiza alguma atividade física. SE EU DIMINUIR A INGESTÃO CALÓRICA DIÁRIA, PERDEREI PESO? Sim. Porém é essencial que o seu plano alimentar seja monitorado por um nutricionista a fim de evitar complicações decorrentes de uma dieta com poucas calorias (hipocalórica) e mal elaborada onde alguns nutrientes são supervalorizados e outros excluídos da sua alimentação. FUNCIONA UTILIZAR UM PLANO ALIMENTAR RICO EM GORDURAS E SEM AÇÚCARES NO TRATAMENTO DA OBESIDADE? Não.

A perda de peso inicial é um estimulante, porém a persistência nesta dieta pode ocasionar dislipidemias (alterações nos níveis séricos de colesterol e triglicerídeos) aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, após a interrupção desta dieta, é comum a pessoa recuperar todo o peso perdido; pois não houve um processo de modificação dos hábitos alimentares, e conseqüentemente a pessoa voltará a se alimentar como anteriormente. COMER MASSA ENGORDA? Não. As massas como macarrão, lasanha, pizza e outras não engordam, o problema na verdade está nos molhos e recheios que normalmente acompanham essas preparações, pois eles são ricos em gorduras e por isso muito calóricos. DEIXAR DE FAZER ALGUMA REFEIÇÃO PODE AJUDAR EMAGRECER? Muitas pessoas acreditam que deixar de fazer uma refeição ajuda a perder peso. Grande engano. Na próxima refeição que fizer, além de tender a comer mais, o organismo aproveita melhor os nutrientes reservando-os para os períodos de inanição como mecanismo de defesa. POR QUE APÓS ALGUM TEMPO FAZENDO REGIME ALGUMAS PESSOAS NÃO CONSEGUEM CONTINUAR PERDER PESO? É bastante comum após algum tempo fazendo um regime alimentar que a pessoa pare de perder peso.

Isso ocorre sobretudo devido a uma adaptação do organismo, entre gasto energético e ingestão calórica. Neste momento é importante que seja aumentado a atividade física ou que o paciente comece a realizar atividade física ou ainda, se possível, reduzir ainda mais o valor calórica das refeições. Em todo caso, antes de tomar uma decisão consulte um nutricionista para que ele avalie o que é melhor para você neste momento. COMO FAZER UM PLANO ALIMENTAR SEM PRECISAR COMER VERDURAS? As verduras são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes importantíssimos para a saúde. Além disso, elas possuem fibras as quais auxiliam a motilidade intestinal, além de promover um efeito de saciedade mais rapidamente do que outros grupos alimentares, o que é bastante benéfico quando a pessoa pretende perder peso através de um regime alimentar. Uma alimentação equilibrada pode prevenir a ocorrência de inúmeras doenças, como câncer, dislipidemias, obesidade, gastrite, entre outras. FILHOS DE PAIS OBESOS, TAMBÉM SERÃO OBESOS? A possibilidade é bastante grande. Nem tanto pelo fator genético, mas sobretudo pelos hábitos alimentares e de vida que esta família possui os quais normalmente são equivocados. É importante ressaltar que nós não somos educados para comer corretamente. Nossos gostos e preferências alimentares são introduzidos pelos nossos pais e durante nossa vida tendemos a repetir os padrões alimentares por eles deixados.

Se os pais possuem um mal hábito alimentar, não estimulando o consumo de verduras, sucos e outros alimentos e preferindo oferecer refrigerantes, sanduíches e salgadinhos, o filho com certeza tenderá a ser um obeso tal qual seus pais. O QUE ENGORDA MAIS: ACÚCAR OU GORDURA? Definitivamente a gordura. Um grama de açúcar possui 4 calorias enquanto que um grama de gordura possui 9 calorias. QUAL A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA PERDER PESO? Qualquer atividade física que se faça auxilia na perda de peso, o que vai influenciar neste processo, não é tanto qual exercício você faz, mas quanto tempo você gasta para fazê-lo. Faça uma atividade física que você goste e que lhe dá prazer. Caso você tenha algum problema de saúde consulte seu médico. Fonte: www.gastronet.com.br

Deixe uma resposta