O fumo e a atividade física

Definitivamente o tabagismo não trás nenhum benefício a saúde, muito

 

 

Definitivamente o tabagismo não trás nenhum benefício a saúde, muito pelo contrário. Já sabemos que a atividade física regular, melhora a qualidade de vida, e não deveria estar associada ao consumo de cigarros e ou similares. O fumo dificulta o processo respiratório e essa dificuldade é tanto mais intensa na razão direta do número de cigarros / dia e do tempo em anos de tabagismo. Quanto mais cigarros por dia e quanto maior a duração do vício, maior será o risco de problemas cardiopulmonares futuros. Assim fica evidente que os efeitos maléficos são menos pronunciados nas pessoas jovens, porém, a prevenção é o melhor caminho.

 

Fisiologicamente o prejuízo do fumo na performance do indivíduo está associado: 1. a uma respiração mais difícil por causa da irritação dos brônquios dos pulmões; 2. a um custo energético adicional ao exercício provocado pelo maior trabalho das vias aéreas e dos músculos respiratórios; 3. mesmo aumentado o trabalho pulmonar, haverá diminuição na absorção do oxigênio e isso provocará uma redução da quantidade de oxigênio nos músculos, isto ocorre por que a a hemoglobina do sangue carrega tanto o oxigênio como o monóxido de carbono, mas ela tem mais afinidade pelo monóxido do que pelo O2. Como uma das conseqüências do tabagismo é a produção de monóxido de carbono, que vai diminuir então a quantidade de oxigênio, carregado pela hemoglobina. Essa diminuição é da ordem de 5% a 10%(Oliveira,87). 4. a nicotina também destrói parte da vitamina C que é de grande importância para o nosso organismo. Ao iniciar a prática de atividades físicas é importante que você faça uma avaliação física, para que possa avaliar o nível de condicionamento físico que você se encontra, possíveis restrições ao esforço, alterações posturais, desequilíbrios musculares; para aí sim realizar exercícios com segurança.

A prática regular fará você entre outras, melhorar a sua condição cardiopulmonar que lhe trará benefícios bastante significativos para a sua saúde. Tudo isto, se estiver associado a diminuição no consumo de cigarros por dia. Procure praticar atividade física pelo menos três vezes por semana durante 30 minutos em atividades moderadas e regulares. Atividades físicas moderadas são aquelas que aumentam um pouco os batimentos do coração, deixam você aquecido e respirando um pouco mais rápido do que o normal, mas sem dificuldade. Exemplos: Andar – 3,2 km/30min Hidroginástica – 30 min Nadar – 20 min Pedalar – 6,4 km/15 min Pular Corda – 15 min Correr – 2,4 km/ 15 min Subir escadas – 15 min Limpar/lavar carros – 45/60 min Lavar vidros/chão – 45/60 min Jogar voleibol – 45 min Jardinagem – 30/45 min Dança rápida – 30 min Empurrar carrinho de bebê – 2,4 km/30 min Fonte: U.S. Department of Health and Human Services. A report of the Surgeon General. Physical Activity and Health,1996.Fonte: “BASES FILOSOFICAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE” Merle Foss Steven Keteyian Prof. Roberto Cesar de Oliveira

Deixe uma resposta