Onde e como utilizar a semente de Linhaça

Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA

 

Semente de Linhaça Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em: – proteínas; – fibras; – vitaminas; – minerais. Ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%.

 

“Os ômegas ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular”. Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis. As sementes podem ser utilizadas em: – iogurtes; – saladas; – sucos; – vitaminas; – misturada à cereais; – massas de pães; – bolos; – e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Uma dica muito importante: quando moída ou quebrada, a linhaça pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la apenas quando for utilizá-la. Depois, guarde-a no refrigerador, e deixe fora da luz. Quanto a quantidade de calorias, 100g de semente de linhaça possuem cerca de 490 calorias. Para facilitar veja as calorias em medidas caseiras da linhaça moída: . 1 colher de sopa (8g) – 39 calorias . 1/4 xícara de chá (32g) – 156 calorias . 1/2 xícara de chá (65g) – 318 calorias 1 xícara de chá (130g) – 637 calorias Por Francine Sarturi Prass Fonte: www.nutricaoativa.com.br

Deixe uma resposta