Para emagrecer e manter-se magro(a)

Estabeleça um objetivo como: emagrecimento, melhora do condicionamento físico, entre outros e adapte os exercícios ao seu objetivo…

 

Primeiro passo: preparação mental  • Estabeleça um objetivo como: emagrecimento, melhora do condicionamento físico, entre outros e adapte os exercícios ao seu objetivo. • Estipule uma meta a curto prazo, pois são mais fáceis de ser atingidas e dão mais motivação, por exemplo, perder 2 kg em um mês. • Tenha determinação e não ponha obstáculos como: hoje está frio, chovendo, estou sem tempo, cansada, desanimada. • O exercício deve fazer parte da sua vida, assim como escovar os dentes e tomar banho. • Reserve um horário do seu dia, aquele que se sinta melhor ou que lhe sobre mais tempo. Lembre-se de que não é preciso estar em forma e nem ter habilidade para começar ! Segundo passo: avaliação médica e física Converse com seu médico e, se possível, faça um teste ergométrico . Realize uma avaliação e orientação física com um professor de Educação Física, assim você saberá sua condição inicial e poderá comparar sua evolução posteriormente. Terceiro passo: fazendo os exercícios

 

Para tirar o máximo proveito de um programa de exercícios físicos devem-se obedecer aos seguintes critérios: Tipos de exercícios Aeróbios são aqueles que envolvem grandes grupos musculares e feitos de forma cíclica como andar correr , pedalar, nadar e dançar. Melhoram principalmente a saúde do coração. Resistidos (anaeróbios) aumentam a força e a resistência muscular, são ótimos para o crescimento muscular, lembre-se que quanto mais massa muscular, mais calorias vai gastar. Exercícios que solicitem a participação dos músculos peitorais, costas, ombros, braços, pernas/glúteos e abdômen. Ex.: Musculação e ginástica localizada. Considerações Especiais Aquecimento: é muito importante, pois eleva a temperatura corporal e prepara o corpo para a atividade principal, deve ser feito de forma lenta e progressiva, 5 a 10 minutos são suficientes. Ex.: alongamentos leves e movimentação das articulações envolvendo grandes grupos musculares. Recuperação: nunca termine o exercício bruscamente, diminua o ritmo aos poucos.

Deixe uma resposta