Pele: cuidados que fazem a diferença

A pele é o maior órgão do corpo humano; corresponde a 16% de nosso peso e tem

 

 

A pele é o maior órgão do corpo humano; corresponde a 16% de nosso peso e tem inúmeras funções, que vão desde a eliminação de toxinas e o tato, até o controle do fluxo sanguíneo e da temperatura do corpo. Além de nos proteger de alterações na temperatura ambiente, determina nosso limite com o mundo e seu aspecto pode contar grande parte de nossa história. Existem hábitos que se incorporados a sua rotina podem significar, no futuro, mais brilho, menos rugas, flacidez, enfim, uma pele bonita e bem tratada, sem muitos sacrifícios. O grande segredo destes cuidados simples e que não custam dinheiro, é o tempo. Cada dia sem atenção faz a grande diferença e começar o quanto antes só vai fazer com que você usufrua dos resultados ao longo dos anos. Tome água Nosso corpo funciona muito melhor quando está bem hidratado e a pele não é exceção. Se você está sempre passando cremes e loções hidratantes e sua pele continua ressecada e sem vida, talvez você esteja esquecendo de tomar água. E jamais esqueça que a hidratação mais importante é feita de dentro para fora. O poder da boa mesa Beleza e alimentação andam de mãos dadas.

 

É fundamental ter uma alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras, garantindo assim, que o corpo tenha todo o combustível necessário para funcionar com total capacidade e promover a renovação celular. Sem estresse Todos sabem que ele faz parte da vida moderna e que uma das melhores maneiras de combatê-lo é fazendo exercícios físicos, praticando esportes ou atividades mais calmas como pintura, leitura, yoga, meditação e tudo aquilo que faça você esquecer dos problemas do dia a dia. Essas atividades aumentam a liberação hormonal e ativam o metabolismo, promovendo sensação de bem estar. E acima de tudo, mantenha o bom humor. Você vai evitar rugas e marcas de expressão precoces, e o seu dia será muito mais agradável. Sol na medida certa Ele é o responsável pela fixação da vitamina D – importantíssima para os ossos em nosso organismo. Em compensação, em excesso pode deteriorar as camadas mais profundas da pele e causar câncer. Abusar do sol pode trazer marcas profundas.

São rugas, manchas, espessamento e ressecamento progressivo com perda de elasticidade da pele, o chamado fotoenvelhecimento. Também desencadeiam os temidos radicais livres, que nada mais são do que moléculas produzidas e neutralizadas naturalmente pelo corpo, mas que, descontroladas pelo excesso de sol, provocam danos às células, pois os mecanismos naturais de proteção da pele são insuficientes para combatê-los. Livre-se da maquiagem Tudo bem que tirar a maquiagem não é uma das tarefas mais agradáveis do mundo, mas você não precisa mais do que 15 minutos para realizá-la; restos de maquiagem podem obstruir os poros da sua pele e os resultados disso são marcas de expressão, cravos, espinhas, irritações e alergias desnecessárias. Durma bem Cada um possui seu próprio controle das horas necessárias de sono para repor as energias e começar o dia bem disposto. No entanto algumas alterações metabólicas podem prejudicar este ritmo como é caso do hormônio cortisol, que quando alterado pode causar um “cansaço” matinal excessivo. O ideal em casos de insônia é recorrer ao seu médico. Dormir bem é garantia de energia para o corpo e renovação da pele. Formada em Medicina pela Universidade Oeste Paulista, a Dra. Ana Carolina Zeni, possui diversos cursos de Pós-graduação em Medicina Preventiva e Estética no Brasil e no exterior. Fonte: www.artigonal.com

Deixe uma resposta