Pele saudável sempre!

É ela quem fica diretamente exposta a tudo isso, e se você

 

Vivemos num país tropical e, por isso, estamos sujeitos a variações bruscas de temperatura, inversões térmicas, partículas poluidoras e variação de umidade no ar, intensa exposição a raios solares e diversas outras intempéries. Esse ambiente pode danificar e agredir a pele. É ela quem fica diretamente exposta a tudo isso, e se você pretende mantê-la saudável por mais tempo, é preciso tomar algumas precauções: NO VERÃO No verão, por exemplo, os raios de sol nos atingem mais fortemente, danificando fibras de colágeno (proteína natural que compõe 90% da pele e lhe dá sustentação) presentes na derme, e isso altera a estrutura celular, o que pode provocar manchas ou até lesões degenerativas. Para evitar essas conseqüências existe o filtro solar. Mas não é qualquer filtro solar que é eficaz para o seu tipo de pele. É preciso considerar as características individuais.

 

Em caso de pele oleosa, recomenda-se o uso de gel. Pele mista, gel-creme ou loção. Se seca, creme. Mesmo assim, é importante notar a exposição ao sol é intercalada com mergulhos em piscinas ou praias. Se for, o ideal é usar filtros à prova d’água, que duram mais, mas que devem ser reaplicados após os mergulhos e transpiração excessiva. Esses produtos normalmente apresentam óxido de zinco e dióxido de titânio em suas fórmulas, o que tende a obstruir os poros, facilitando o aparecimento de acne e urticária. Por isso, não é recomendável a utilização desses protetores por muitas vezes seguidas. Se, mesmo utilizando essas precauções, surgir vermelhidão com ardência na pele, tomar uma aspirina a cada seis horas pode ajudar, usar cremes que tenham um pouco de corticóide e passar algum produto à base de aloe vera ou ginkgo biloba, também. Além de manter a pele bem hidratada.

DICAS PARA UMA PELE SAUDÁVEL O ANO TODO: 1) Beba, no mínimo, 2 litros d’água por dia. 2) Utilize produtos específicos para seu tipo de pele. 3) Nunca dispense o protetor solar. Mesmo nas estações frias. 4) Aplique loção hidratante no corpo, principalmente após o banho, quando a pele está limpa e mais receptiva à ação dos princípios ativos. 5) Não siga dietas pobres em nutrientes e em variedade de alimentos. Dispense também frituras e produtos com muito corante e conservantes. 6) Respeite as horas de sono. Nesse período, as células se renovam. 7) Tome duchas rápidas e mornas. Não exagere em banhos quentes. 8) Aumente a umidade do ambiente. Manter um copo d’água em locais com ar condicionado é uma dica. 9) Prefira sabonetes neutros. 10) Evite produtos com álcool em sua formulação. Fonte: (Portal Unimeds com informações de Meeting e Negócios) 

Deixe uma resposta