Pele: toque aveludado

Da mesma forma que o couro cabeludo, a pele também sofre no inverno

 

Não são só no humor e na disposição das pessoas que as baixas temperaturas exercem sua influência, elas afetam também a beleza da pele. O frio pode “roubar” parte da beleza que você tanto cultivou no verão. Veja como e isto acontece e aprenda a desfrutar da estação com alto astral, mantendo a vida e a boa aparência da pele. Para esclarecer nossas dúvidas sobre o cuidado da pele no inverno, conversamos com Jocimara Cren, Gerente de Desenvolvimento dos Produtos Vasenol e Pond´s, que nos ofereceu informações rápidas e úteis para manter o toque aveludado de sua pele. 1. Como o frio influencia na aparência da pele? Da mesma forma que o couro cabeludo, a pele também sofre no inverno porque o ritmo de funcionamento do organismo muda com o frio. No verão a glândula sebácea produz menos sebo nos meses frios e a sudorese também diminui, conseqüentemente, o manto hidrolípidico (filme protetor natural), que ajuda a evitar a evaporação da água. Com estas mudanças, a pele pode apresentar-se com aparência ressecada e esbranquiçada. 2. Como posso reconhecer quando a minha pele está ressecada? A pele ressecada é opaca, sem brilho e tende à descamação. Após lavá-la, é comum aparecer uma sensação de “repuxamento” e até uma coceira passageira, podendo se tornar muito áspera e apresentar rachaduras.

 

3. O que se pode fazer para amenizar o ressecamento de inverno? Em busca do prazer promovido pelo calor, nos dias frios são comuns os banhos quentes e demorados. Apesar de relaxantes, eles devem ser evitados, já que a alta temperatura da água remove o manto hidrolipídico. Outra recomendação importante é quanto à escolha do sabonete, pois ele contribui para retirar uma parte da lubrificação natural da pele. Entretanto, as formulações evoluíram e hoje há opções ricas em hidratantes, capazes de repor a umidade perdida. Depois do banho, para deixar a pele ainda mais saudável e macia espalhe um bom hidratante. 4. Existe alguma área do corpo que fica mais ressecada? O ressecamento é fácil de perceber, principalmente em áreas, como joelhos, cotovelos, mãos e canelas, nas quais a descamação chega a ser visível. A regra é a de aplicar loções hidratantes. Estes produtos contribuem para a reposição da umidade perdida pela pele e ajudam a evitar a sua evaporação, protegendo-a e permitindo que a pele saudável desempenhe plenamente sua função de barreira protetora do organismo contra os fatores externos. A hidratação também melhora as condições de flexibilidade, luminosidade e elasticidade. Mais dicas de beleza para a estação Se você trabalha em ambiente com ar condicionado, saiba que ele reduz ainda mais a umidade do ar.

Por isso, tenha sempre à mão uma loção hidratante para reaplicar na pele durante o dia. Quando usar a loção hidratante nos pés, evite aplicá-la entre os dedos, o que pode favorecer o aparecimento de micoses. No inverno, não se esqueça dos exercícios físicos. Eles ativam a circulação, trazendo mais nutrientes para a pele. No frio, as mãos tendem a apresentar rachaduras das cutículas e descamações. Por isso, aplique hidratante específico para as mãos nelas. Banho de banheira no inverno só de vez em quando. Prefira um sabonete líquido e use um bom hidratante depois do banho. Os óleos não hidratam a pele, somente criam uma camada protetora sobre a pele. Assim, pense duas vezes antes de substituir sua loção por esse tipo de produto. No inverno o seu corpo também precisa de muita água. Experimente ingerir líquidos na forma de sopas e chás quentes. O frio parece “congelar” também a nossa vontade de sair de casa. Mas, não deixe esta preguiça levar sua atenção somente para as guloseimas, como chocolates e doces. Aproveite o tempo livre, por exemplo, para montar aquele quadro de fotografias de suas últimas férias. Por Andrezza Villar Fonte: www.she.com.br/secoes/ver.asp?id_mat=267&id

Deixe uma resposta