Perda de dentes pode indicar doenças do coração

A perda de dentes causada por problemas das gengivas pode ser o primeiro indício de futuras doenças cardiovasculares,

 

A perda de dentes causada por problemas das gengivas pode ser o primeiro indício de futuras doenças cardiovasculares, segundo um estudo publicado hoje na revista da Sociedade de Cardiologia dos Estados Unidos.

 

As conclusões preliminares do Estudo sobre Infecções Orais e Epidemilologia de Doenças Cardiovasculares sugerem uma relação entre a perda dental e a arteriosclerose, que é o acúmulo de placa nas artérias carótidas (vasos que alimentam o cérebro). “Esta é a primeira vez que é estabelecida uma relação entre a perda de dentes e as doenças cardiovasculares”, disse Moise Desvarieux, principal autor do estudo. As conclusões foram baseadas nos resultados de uma pesquisa feita com 711 hispanos, negros e brancos de 55 anos e maiores recrutados em Nova York.

Os exames revelaram que a massa de placa carótida aumentava segundo o número de dentes perdidos. Aqueles que perderam até nove dentes tinham 45% de placa, e 60% dos que tinham perdido mais de 10 dentes tinham placa até nos demais vasos capilares. No entanto, Desvarieux, esclareceu que muitos dos que sofriam doenças periodentais também tinham hábito de risco ligados a problemas cardiovasculares, como o do tabaco, da má dieta e da falta de atividade física. Fonte: Terra – Saúde – 27/ago/2003

Deixe uma resposta