Perguntas e respostas – ginecologia

O Dr. Luiz Fernando Dale da Clínica Dale – Medicina da Reprodução, responde à perguntas dos internautas: PERGUNTA:

 

 

O Dr. Luiz Fernando Dale da Clínica Dale – Medicina da Reprodução, responde à perguntas dos internautas: PERGUNTA: Tenho um ferida no útero há vários anos,ja fiz cauterizaçao 3 vezes e nao deu muito resultado, as vezes sinto colicas sem estar no periodo menstrual, será que tem alguma coisa relacionada com isso? RESPOSTA: Uma “ferida ” no útero pode não necessitar obrigatoriamente a cauterização. O meu conselho é que faça uma Colposcopia, e avaliar se existe alguma área que necessite de tratamento. Se o colo estiver OK, mantenha apenas o controle semestral.

 

PERGUNTA: Tomei anticoncepcional durante 10 anos me casei e a 6 meses não tomo a medicação e ainda não consegui engravidar. Será que tenho algum problema? RESPOSTA: Até um ano de vida sexual sem precaução devem levar a uma gestação. Só a partir daí , você e seu marido deveriam procurar uma clinica de Reprodução Humana para investigação. PERGUNTA: Pode ficar grávida, tomando pílula anticoncepcional? RESPOSTA: A pílula contém hormônios, que podem afetar a formação de seu bebê. Se você está tomando adequadamente, não pode ter engravidado. PERGUNTA: Estou gravida de 37 semanas,e sinto fortes dores e endurecmento na barriga,gostaria de saber se é normal,fiz a aminiocentese e deu normal,tenho receio de não saber se estou em trabalho de parto, gostaria que me ajudassem. Sinto muitas caibras no pé da barriga nestes ultimos 3 dias.obrigada e conto com vcs. CLÍNICA DALE: Durante toda a gestação o útero se contrai. São contrações indolores, que duram 10 a 20 segundos. Se esta começarem a ser dolorosas , alerte seu médico para tal. As vezes o stress , cansaço ou esforço aumentam as contrações. Procure ficar mais calma e repousar para levara gestação até a 39/40 semana.

PERGUNTA: O que faz diminuir a ação do anticoncepcional e levar a gravidez? CLÍNICA DALE: Não existe diminuição do anticoncepcional. Se houver esquecimento da tomada, os niveis hormonais diminuem e a proteção da contracepção pode não agir, uma ovulação ocorrer e engravidar. Procure não esquecer. No máximo tome até 12 horas após a hora habitual. Se passar deste periodo, procure fazer outro método contraceptivo. PERGUNTA: Minha menstruação não vem mais a um 1 ano e sete meses isso é grave? o que devo fazer? CLÍNICA DALE: A falta de menstruação denota uma alteração de sua função hormonal. Deve ser avaliada e se necessário tratada. A falta da regra em si não traz qualquer dano, mas a alteração hormonal que causa a falta da menstruação, sim pode provocar desconforto. . Procure seu ginecologista para uma avaliação hormonal PERGUNTA: Gostaria de saber se a candidíase vulvovaginite se atrasa a mestruação. CLÍNICA DALE: A infecção vaginal não interfere no funcionamento do útero e ovários. São duas coisas diferentes. Procure seu medico para um bom diagnóstico PERGUNTA: Menstruei uma vez faz quase 9 meses, só que numca mais menstruei. Sei que não estou gravida pois sou virgem. Gostaria de saber por que não menstruei mais. CLÍNICA DALE: As primeiras menstruações, podem ser irregulares sem que isto denote qualquer tipo de problema. Se passar de um ano sem que menstrue, procure um ginecologista para avaliar seus hormônios e lhe explicar o que pode estar acontecendo. PERGUNTA: Minha mulher fez laqueadura há 7 anos Ela tem 29 anos. Tem chance de fazer a reverçao? CLÍNICA DALE: A reversão da laqueadura pode ser tentada através de uma videolparoscopia, após alguns exames de avaliação. Outra possibilidade seria a fertilização in vitro , na qual não utilizariamos as trompas. Retiramos o ovulo, fecundamos no laboratorio e transferimos diretamente para o utero, sem a necessidade de cirurgia. PERGUNTA: Tenho micropolicistico, fiz um tratamento de mais de 1 ano com anticoncepcional e nao obtive resultados. Somente aumentou o tamanho o meu óvulo esquerdo. Gostaria de saber se existe um método caseiro que eu possa usar para diminuir ou acabar e se corro risco de nao engravidar. CLÍNICA DALE: Os ovários policísticos são uma patologia de fundo hormonal. Não há no momento um tratamento de cura para esta patologia. O uso de pilula é um tratamento sintomático, ao parar tudo voltaria ao normal. Sugiro que procure um especialista para tratamento fertilidade

PERGUNTA: quero saber porque a capitura híbrida para hpv é indicada apenas para mulheres acima de 25 anos e quais são os exames que precisam ser realizados para saber se este virus existe? No homem com o tempo pode desaparecer as bolinhas? CLÍNICA DALE: O HPV é diagnósticado através do exame preventivo do câncer, o Papanicolau. Deve ser feito por todas as mulheres com vida sexual, independente da idade. Quando descoberto a infecção por HPV, o mais importante é sabermos se existe uma lesão no colo do utero e qual a agressividade desta lesão. A captura híbrida é um dos exmaes que podem ser feitos, mas não é considerado, hoje, fundamental. Lembrem-se que a vacina do HPV deve ser aplicado em TODAS as mulheres que tenham vida sexual, e não estejam casadas ou em relação estável longa. PERGUNTA: O que podemos ver através do ultrasom em uma gravidez? CLÍNICA DALE: A partir de 6 semanas de gestação o ultrasom já permite visualizar o embrião e os batimentos cardíacos. Daí em diante em determinadas datas, são realizados exames que mostrarão certas particularidades, buscando saber se o bebe é saudavel. Habitualmente fazemos exames na 6* semana, na 12* semana para avaliar a translucência fetal, na 22* semana para o exame morfologico, e depois avaliações da placenta e análise cardíaca do bebe. PERGUNTA: Gostaria de saber se tem como dar negativo o teste de gravidez bhcg? CLÍNICA DALE: O teste do beta HCG, demonstra a presença deste hormônio no sangue. A partir de 14 dias da ovulação, o exame deve ser positivo. Se negativo, o exame pode ter sido feito precocemente e ainda não positivou. O exame de urina, é menos sensível, podendo apresentar falso negativo. Se a regra estiver atrasada, procure um bom laboratório e faça o exame de sangue.

PERGUNTA: Gostaria de saber se tem risco de engravidar quando temos relação menstruada? CLÍNICA DALE: O utero se prepara para receber o embrião, produzindo o endométrio, que é a camada interna que recobre a cavidade. Se a menstruação ocorre é porque a mulher não engravidou, o ciclo hormonal se interrompe e o endométrio é eliminado. Inica-se um novo ciclo e novo endométrio é produzido para receber o embrião. Logo, uma relação sexual na menstruação, não permite uma gravidez , pois não há ovulação neste período e não há endométrio para um embrião se implantar. Cuidados devem ser tomados, pois a mulher pode sangrar(e não menstruar) durante o ciclo, e à vezes algumas mulheres sangram na ovulação. Confundir um sangramento com menstruação pode levar a riscos de engravidar. Consulte seu ginecologista para um método de prevenção.

PERGUNTA: O que é utero bicorno? CLÍNICA DALE: O utero bicorno é aquele que na formação do organismo na fase fetal não se fundiu Adequadamente. É necessário um bom diagnóstico pois existe o útero bicorno e o septado, que podem ser confundidos. O bicorno não traria problemas obstetricos , mas o septado leva a abortamento. procure um especialista para fazer uma melhor avaliação Clínica Dale Luiz Fernando Dale Medicina da Reprodução – Ginecologia Rua Lauro Muller 116-903 Botafogo CEP 22290-160 Tel 25433113 Fax 25415814 Av Ministro Ivan Lins 600/203 Barra da Tijuca CEP 22620-110 Tel 3502 2792

Deixe uma resposta