Perguntas e respostas sobre pílula anticoncepcional

A pílula deve ser tomada

 

1. Qual a melhor pílula para mim? Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você. 2. A partir de que dia a pílula começa a fazer efeito? Se tomada corretamente, conforme indicado acima, a partir do primeiro dia em que se tomou. 3. Na pausa de sete dias entre uma cartela e outra posso ter relações sem medo de engravidar? Sim, nos 7 dias de pausa das pílulas, elas continuam a funcionar, ou seja, há proteção efetiva contra a gravidez. 4. E se eu esquecer de tomar um dia? A pílula deve ser tomada diariamente no mesmo horário aproximado. Isto quer dizer que se eu tomar a noite devo continuar tomando a noite. Se esquecer e lembrar de tomar dentro de 12 horas, a pílula continuará funcionando. Se esquecer por mais de doze horas continue tomando a pílula mas use proteção adicional (camisinha) até o final desta cartela.

 

Tome a pílula que esqueceu logo que lembrar e a pílula do dia no seu horário habitual. 5. Quero atrasar ou adiantar minha menstruação, posso continuar a tomar a pílula sem parada? Não deve. A pílula foi projetada para ser tomada 21 dias. Se continuar tomando poderá ter uma menstruação fora de época, mesmo tomando. Nestes casos é conveniente que você consulte seu médico para ele lhe oferecer uma maneira mais segura de não menstruar e continuar evitando a gravidez. 6. É verdade que é necessário parar a pílula de tempos em tempos para o organismo descansar? Não. Estudos recentes e a recomendação da Organização Mundial de Saúde indicam que a pílula não deve ser parada para descanso. 7. E se eu não for ter relações por um grande período? Mesmo assim é preferível continuar tomando. 8. É verdade que a pílula engorda? Não. Na maioria das mulheres a pílula não aumenta o peso, nem dá celulite ou estrias.

9. Qual pílula engorda mais ou tem mais efeitos colaterais? Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você e que tenha menos efeitos colaterais. 10. Pílula faz mal? Pílula anticoncepcional é um dos medicamentos mais usados (e mais estudados) no mundo todo. Seus efeitos colaterais são mínimos comparados com benefício de evitar uma gravidez indesejada. Alem do mais a pílula protege mulheres de infecções genitais, câncer de ovário e alguns tipos de câncer de útero. 11. Pílula serve para tratar doenças ou só é para evitar gravidez? A pílula tem sido usada com sucesso no tratamento da síndrome de ovários policísticos e no tratamento conservador da endometriose. Também é muito utilizada no tratamento da acne (espinhas), hirsutismo (aumento de pelos), cólicas e distúrbios da menstruação tais como tensão pré-menstrual e cólica menstrual. Fonte: gineco

Deixe uma resposta