Placa bacteriana, a vilã dos dentes

Quando não há uma higienização correta dos dentes, as bactérias se acumulam e se depositam sobre os dentes causando a placa bacteriana. Sua aparência pode ser incolor ou amarelada. Uma simples escovação e uso de fio dental removem a placa dos dentes, há também alguns agentes químicos contidos em antisséptico bucal que ajudam a removê-la. A placa bacteriana é um dos fatores que causam a cárie, gengivite e periodontite.

Quando comemos ou bebemos ocorre a sua formação nos dentes, se logo após ingerirmos o alimento nós escovarmos os dentes, ela não se acumulará. Se não for removida teremos como consequência a desmineralização do esmalte do dente, causando perda de cálcio e fosfato, o que favorece a instalação de bactérias causando a cárie. Se a placa estiver completamente aderida ao dente, é iniciado um processo de calcificação da placa ocorrendo o tártaro, camada dura que envolve a superfície do dente.

Como evitar a Placa Bacteriana

Escove bem os dentes, no mínimo três vezes ao dia para remover a placa bacteriana de toda a sua superfície. Use fio dental diariamente para remover a placa que se instala entre os dentes.

Aplique antisséptico bucal diariamente, os agentes químicos contidos nele ajudam a manter as bactérias longe dos dentes. Limite a ingestão de doces que grudam nos dentes. Vá ao dentista regularmente para fazer uma limpeza completa dos dentes.

O que é Gengivite?

Gengivite é uma inflamação da gengiva que ocorre devido a irritação causada pela placa bacteriana. É uma doença não-transmissível, em sua fase aguda há inflamação, ulceração, sangramento e dor na gengiva. Ela pode ser solucionada com uma escovação adequada, uso de fio dental e antisséptico bucal.

Para ter gengivas saudáveis coma alimentos ricos em cálcio, como leite desnatado, queijo e iogurte, frutas frescas e vegetais ricos em vitaminas A e C. Periodontite É uma infecção bacteriana que acomete ao redor dos dentes destruindo a sua estrutura.

Esta doença apresenta características de inflamação crônica causando a destruição dos tecidos. Se não houver um tratamento adequado, os dentes se soltam da gengiva e caem. Geralmente, a periodontite não causa dor. A principal forma de prevenção é evitar a formação da placa bacteriana, através de uma higienização eficaz.

Deixe uma resposta